Resultados do marcador: México

Mais cedo, Trump anunciou tarifas de 30% para o México e a União Europeia (UE)

Uma descoberta subaquática feita na costa sudeste do México pode revolucionar a compreensão científica sobre a vida em ambientes extremos, na Terra e além dela. Pesquisadores mexicanos anunciaram a identificação de um gigantesco buraco azul — sumidouro submerso de origem natural — na baía de Chetumal, no estado de Quintana Roo. Batizado de Taam Ja’ (“águas profundas”, em maia), o local atinge 274,4 metros de profundidade, o que o torna o segundo maior do mundo nesse tipo de formação.
O estudo, publicado na revista Frontiers in Marine Science, foi conduzido por cientistas do Colégio da Fronteira Sul (Ecosur), com base em expedições realizadas em setembro de 2021. A existência do sumidouro foi inicialmente relatada por pescadores da região e confirmada após medições detalhadas feitas por mergulhadores e equipamentos oceanográficos.
Além da impressionante dimensão, superior à do famoso Grande Buraco Azul de Belize —, Taam Ja’ chamou a atenção da comunidade científica pelos organismos que habitam suas profundezas. Segundo os autores do estudo, essas formas de vida adaptadas a condições extremas podem fornecer pistas valiosas sobre possíveis organismos extraterrestres e sobre os processos que permitiram o surgimento da vida na Terra, há bilhões de anos.
O buraco azul apresenta uma área de 13.690 metros quadrados e paredes quase verticais, com inclinação de até 80 graus. Sua boca está localizada a menos de cinco metros da superfície do mar, e o interior exibe mudanças bruscas de temperatura e salinidade, o que contribui para a formação de um ecossistema singular.
Os pesquisadores destacam que a origem geológica da estrutura e sua biodiversidade ainda precisam ser investigadas com mais profundidade. A próxima etapa dos estudos será voltada à análise da diversidade microbiana e à identificação das espécies que conseguem sobreviver nesse ambiente extremo.
Leia também:
Estudo revela que seres vivos emitem “luz da vida” que se apaga após a morte
Um elevador até o espaço? Conheça o ambicioso projeto que pode revolucionar a exploração espacial

Essa é a primeira vez na história que um país realiza um pleito para o maior tribunal de sua nação

O Canadá foi o primeiro a reagir. O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anunciou tarifas de 25% sobre US$ 155 bilhões em produtos dos EUA

Presidente dos Estados Unidos já taxou China, Canadá, México e estuda impostos para a União Europeia

Claudia afirmou, em entrevista coletiva, que os chefes de Estado entenderam que essa seria a melhor forma de continuarem competitivos com a China e outras nações do mundo

Claudia Sheinbaum argumenta que o nome "Golfo do México" é reconhecido mundialmente e que mudanças devem ser feitas com consentimento de todos

O filme 'Emilia Pérez', indicado a 13 categorias do Oscar, dividiu opiniões do público e da crítica e uniu entre nacionalidades. Mesmo por motivos distintos, brasileiros e mexicanos se uniram para fazer campanha contra o filme.
Para brasileiros, o filme francês é um obstáculo para que Ainda Estou Aqui vença pelo menos o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro neste ano. O filme brasileiro foi indicado para Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres. Emilia Pérez compete diretamente nestas três categorias.
A enxurrada de comentários de brasileiros contra o filme fez com que a atriz Karla Sofía Gascón pedisse ajuda à Fernanda Torres para acalmar os brasileiros. "Fernanda, por favor. Um abraço, te amo muito. Me ajuda com essa galera", disse.
Antes mesmo de estrear no México, Emilia Pérez foi alvo de críticas por conta da falta de participação de mexicanos na equipe e elenco principal, bem como a representação que é feita do país.
Apenas uma das quatro atrizes principais, Adriana Paz, é mexicana. A atriz principal, Gascón, é espanhola. Além dela, Selena Gomez e Zoe Saldaña são americanas, mesmo tendo origem mexicana.
Outro ponto alvo de críticas é a interpretação em espanhol de Selena. O ator Eugenio Derbez disse, em um podcast, que a pronúncia de Selena Gomez foi "indefensável". A atriz afirmou que fez o melhor que pôde "com o tempo que me foi dado".
A obra é uma produção francesa, com atores americanos, gravada na França que fala sobre a cultura mexicana. Isso fez com que audiência estrangeira criticasse o filme.
Leia também
‘Ainda Estou Aqui’ e Fernanda Torres recebem indicações ao Oscar 2025

O presidente reverteu uma mudança feita em 2015 por Barack Obama, que renomeou o "Monte McKinley", no Alasca, para "Monte Denali"

Mudança no uso do aplicativo “CBP One” agrava situação dos imigrantes na fronteira Sul

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, 3

Dois dias antes de sua morte, Chespirito enviou mensagem carinhosa ao Brasil no Twitter, atual X

Valeriana, como foi batizada, pode ter sido lar de quase 50 mil pessoas; lasers foram usados na descoberta

O ritual é tradicional utilizado por algumas culturas indígenas, mas com o aumento do interesse pelas práticas, o uso do veneno do sapo se popularizou em várias partes do mundo

Primeira-dama Janja, o indicado à presidência do BC, Gabriel Galípolo, e o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, estavam à bordo da aeronave