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Entrevista de Jair Bolsonaro ao Jornal Opção repercute no país

A entrevista exclusiva do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) ao repórter Frederico Victor, do Jornal Opção, foi repercutida nos principais jornais e portais do país. Nas redes sociais, so­bretudo, gerou comoção — o que resultou num acesso ex­tra­or­dinário. A “Exame”, maior revista de economia do país, UOL, Portal Lí­der, Portal Fó­rum, Brasil 247, Diário do Nordeste, Por­tal Impren­sa, entre outros, deram ampla cobertura à entrevista do Jornal Opção Online. O parlamentar chamou os refugiados da Síria de “escória” e sugere que a presidente Dilma Rousseff sofra um infarto — “espero que o mandato dela acabe hoje, infartada ou com câncer, ou de qualquer maneira” —, numa grosseria ímpar até mesmo para seus padrões. Jair Bolsonaro esteve em Goiânia na quinta-feira, 17, a convite da Cor­regedoria-Geral da Justiça, para participar do I Workshop da Justiça Criminal, na Associação dos Magis­tra­dos do Estado de Goiás (Asmego). Inicialmente, o deputado ensaiou u­ma contestação de parte da entrevista, mas recuou ao verificar que o repórter, precavido, havia gravado toda a conversa.

Jornal Opção tem quase 1 milhão de acesso com apenas duas edições

Em outubro, com apenas duas edições, o Jornal Opção obteve quase 1 milhão de acessos. Jornal Opção impresso e o Jornal Opção Online, com uma cobertura extensa, rápida e ricamente informativa, conquistaram os eleitores goianos. Mais: o número de acesso do jornal em outros Estados, sobretudo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, está crescendo. São Paulo superou Brasília como segunda colocada. A cidade campeã em acesso é Goiânia. Rio Verde, dos municípios do interior, é o que mais acessa o jornal, seguido de perto por Anápolis.

Jornal Opção obtém mais de 1 milhão de acessos num mês

[caption id="attachment_5737" align="alignleft" width="620"]Os dados sobre acesso do Jornal Opção, aferidos pelo Google Analyticz,  estão à disposição das agências de publicidade e do mercado empresarial Os dados sobre acesso do Jornal Opção, aferidos pelo Google Analyticz, estão à disposição das agências de publicidade e do mercado empresarial. Foto: Reprodução[/caption] Aferição do Google A­nalytics, à disposição do mercado empresarial e publicitário, revela que, em 30 dias, o Jornal Opção obteve mais de 1 milhão de acessos. Precisamente, 1.117.772, até sexta-feira, 30. A criação de um portal, que ampliou a exposição das reportagens, e a adoção de um sistema mais eficiente de divulgação nas redes sociais contribuíram, de maneira decisiva, para o aumento do número de acessos. Na redação, da jovem Ketllyn Fernandes — uma das responsáveis pelo sucesso da edição online — ao veterano Cezar Santos, um dos responsáveis pela qualidade do texto final do jornal impresso, todos dizem que “o céu é o limite”. O motivo é simples: o acesso é crescente e, afirma o consultor Carlos Willian Leite, “sustentado”. O portal, criado sob inspiração da diretora e editora Patrícia Moraes, é apontado noutras redações como exemplo de como se pode combinar um produto mais analítico — o material do jornal impresso (que ganhou fôlego na internet) — com o jornalismo diário. O Jornal Opção, além de semanário, na sua versão em papel, é diário, na internet. O que chama a atenção é que, mesmo correndo contra o tempo, o jornal consegue ser analítico em sua versão online. Claro que nem todos os textos são analíticos, mas parte deles comenta e analisa os fatos. Sobretudo, os repórteres do Jornal Opção Online — Ketllyn Fernandes, Thiago Burigato, Thiago Araújo, Marcello Dantas, Sarah Teófilo, Marcelo Gouveia e Nathália Barros — são responsáveis por vários furos de reportagem que, no dia seguinte, às vezes são apresentados como “novidades” nos jornais diários. Os leitores costumam sugerir, nas redes sociais: “Leia hoje no Jornal Opção o que você vai ler amanhã nos jornais diários”. Pode parecer brincadeira, mas não é. Editores e repórteres de jornais impressos e onlines usam muitas informações da edição online do Jornal Opção como pauta para reportagens. Isto não incomoda a redação, que avalia que mais importante que se envolver em questiúnculas é apresentar um produto de qualidade, referencial, aos seus leitores. Numa reavaliação de seus conceitos sobre acesso — a internet é uma revolução ainda não muito bem assimilada ou digerida pelo mercado —, as agências de publicidade precisam verificar o que está acontecendo de fato no meio jornalístico. Os dados aferidos pelo Google Ana­lytics estão à disposição de agências e anunciantes.