Resultados do marcador: Feira do Empreendedor
Em sua 10° edição, evento apresenta tendências e oportunidades de negócios, contribuindo com a economia do Estado
Yago Rodrigues Alvim
O Centro de Convenções de Goiânia recebe, de 31 de julho a 3 de agosto, a 10° edição da Feira do Empreendedor, realizada pela seccional goiana do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO). O objetivo da Feira é fomentar o empreendedorismo e contribuir, diretamente, com o processo contínuo de crescimento econômico do Estado. Além de parceiros, empreendedores, do Estado e no Brasil, com espaço no mercado, por suas inovações, participarão como expositores, na Feira.
Bruno Carneiro é empresário. Suas empresas, Raddar Digital Media e Index Mídias Alternativas nasceram e se consolidaram. Em 2000, no intuito de desenvolver websites, Bruno criou a Raddar. A ideia inicial de um site de pesquisa não funcionou, e cresceu para uma agência. “Pode-se considerar que, hoje, somos vovôs”, brincou, sobre os 14 anos de vida, algo valioso para uma agência de web. Com implementação de outras ferramentas, a empresa atua, recentemente, com o marketing digital e soluções para empresas diversas, através da internet.
[caption id="attachment_6458" align="alignleft" width="385"]
Bruno Carneiro expõe suas duas empresas, Raddar e Index, na Feira do Empreendedor, mostrando
que a inovação merece apostas | Foto: Arquivo Pessoal[/caption]
“Teve uma evolução muito grande nessa área e culminou em várias empresas afins”, disse. Com o Sebrae, fez parcerias. Ele fala sobre a linha Sebraetec, promovendo ações aos clientes do Serviço, na área de inovação e tecnologia. Já a Index nasceu há três anos, com o intuito de trazer uma nova modalidade de mídia interna, a chamada “Tv corporativa”. Ela pode ser utilizada de duas maneiras, explicou: para veiculação de mídia de clientes externos, dentro de ambientes internos – academias, salões de beleza, por exemplo; e como comunicação direcionada a colaboradores, um canal fechado da empresa, transmitido por televisão, para veiculação de anúncios, publicidade com um determinado público-alvo.
Essas ideias que consolidaram e empreenderam, ganhando espaço no mercado goiano, serão expostas na Feira do Empreendedor. Com Bruno, será pela terceira vez. A feira está em sua décima edição. Porém, será a primeira vez que ambas as empresas participarão do evento. “A feira é interessante, pois, atrai novos e já consolidados empreendimentos. Tem um olhar peculiar. O Sebrae tem um grande nome e, ao expormos nosso produto, associado a esse olhar, conseguimos demonstrar nossas novas tecnologias ao mercado.”
A Raddar é exemplo de uma ideia inovadora e arriscada para a época. O mercado para criação de sites não era tão estável como hoje. E, assim, se constitui como um caminho para os novos expositores que têm essa característica, valorizada pelo serviço, de inovação. “Passamos por dois, três anos com muitas tentativas e as pessoas não acreditavam no produto. Somos jovens e inovadores e queríamos aplicar essa tecnologia, que já era proposta em outros países. Depois de cinco anos, começou a mudar a demanda, pois a internet começou a fazer parte do dia a dia das pessoas. Os bancos, as redes sociais contribuíram para isso. Com as redes houve uma explosão. Há um acesso contínuo. Hoje, como essa tecnologia está nos smartphones, se carrega a internet para todo lado. A batalha surgiu, foi difícil. Mas hoje a internet está bem consolidada. É um mercado crescente, imaturo, por estarmos aprendendo a lidar com ele e, ainda assim, gera muito resultado para as empresas contratantes”, explicou sobre a jornada.
Já sobre a oportunidade, ele ressaltou que expor novos produtos é bom para demonstrar, aos novos empresários, a capacidade de inovar. É este o tema do Sebrae, aliado ao melhor resultado à quem procura. “Temos novas tecnologias, novas ações” e existe a possibilidade de todos terem, o público, acesso a elas. A empresa, no mundo virtual, se bem estruturada, pode ser pequena ou grande que compete de igual para igual, explicou. Há uma democratização. O site de busca Google propiciou isso. “Se for uma empresa pequena, mas bem organizada, ela consegue disputar no mesmo mercado”, pontuou. A Raddar constata isso. São mais de mil sites publicados, além de assessoria em comunicação digital a tantas outras empresas.
Outros nomes
Ainda na área de Tecnologia da Informação (TI), atua o empresário Adriano Rocha. Ele criou a Siac Sistemas. É uma empresa com mais de 20 anos no mercado, atuando no desenvolvimento de softwares. A especialidade é um software para distribuição de medicamentos. Os outros são destinados à área comercial, prestação de serviços. Neste ano, Adriano falou sobre o desenvolvimento de gestão comercial para micro e pequenas empresas, na nuvem – um sistema web. “É um sistema acessado por qualquer dispositivo móvel – tablet, smartphone, notebook, por exemplo – e a solução contempla, também, a hospedagem de dados em datacenter próprio. O software tem uma característica de não limitar o número de usuários, acesso, emissão de boleto ou nota fiscal. O cliente loca, contrata e já tem disponível o uso do dispositivo”, explicou Adriano, seu produto. A participação na feira é para divulgá-lo. Assim, quem busca estruturar ou incrementar seu negócio, fazê-lo crescer, tem essa novidade. Adriano comenta, também, sobre a possibilidade de encontrar parceiros na feira e sobre a estratégia de certificar canais de negócios, por ser especialista em treinamento e implantação, em suporte aos clientes. “É uma oportunidade a quem quer construir seu negócio com tecnologia nas nuvens”, disse sobre a assistência. Assim, ressalta-se a importância da troca de informações, de conhecimentos, para agregar, com a feira. “Divulgaremos para empreendedores e levaremos oportunidade de negócios para quem quer uma parceria”, disse, complementando: “A nossa solução é uma solução agregadora. Levaremos um conjunto de ferramentas, para que não só implante soluções, mas rentabilize seu negócio”. Adriano é exemplo de uma empresa que tem experiência na gestão de negócios e com o estudo de mercado, das micro e pequenas empresas, pretende contribuir com o público-alvo da feira. “A expectativa é grande, pois é uma inovação.” Em outra área atua Mirian Florêncio. Ela sempre teve o sonho de passar seu conhecimento em estética para outras empresas. Por isso, o intuito de criar uma franquia de alongamento de cílios e design de sobrancelhas, com seu diferencial: a técnica que desenvolveu ao longo de 27 anos de mercado. “É um sonho, que está se realizando e se estruturando em uma franquia, para que atenda com qualidade os clientes” explicou Cladson Viana, que trabalha com Mirian na franquia Floren Cílios e Cia. [caption id="attachment_6460" align="alignleft" width="300"]
Mirian Florêncio será uma das expositoras na Feira do Empreendedor | Foto: Arquivo Pessoal[/caption]
A franquia está funcionando há dois anos, nesta formatação. “A parceria com o Sebrae foi de grande valia, para prosseguirmos e aumentarmos a capacidade que temos”, disse Cladson. Houve uma consultoria que o auxiliou. Na Feira do Empreendedor vão expor seus produtos feitos com exclusividade e qualidade, o que serve a inovação proposta pelo Sebrae.
É a primeira vez que participarão. Cladson diz sobre a expectativa: “Nós esperamos um retorno tanto na parte de novos clientes, como de pessoas que procuram investimentos no ramo de franquias, com algo diferenciado. Tenho certeza que o retorno que a feira trará será grande.” Da oportunidade de participação, ele contou sobre a janela para divulgação da marca Floren Cílios. Ele explicou da popularidade do nome Mirian Florêncio, já conhecida no ramo. A necessidade, agora, é espalhar o nome da empresa no mercado, no que a feira servirá de forma exemplar.
Proposta
A Feira do Empreendedor compõe um circuito nacional, coordenado pelo Sebrae nacional. Em Goiás, o evento, que é bienal, está em sua décima edição, todas realizadas no Centro de Convenções. O objetivo, da feira, além de capacitar, desburocratizar processos, é oferecer acesso ao crédito, tecnologia, conhecimento para o público-alvo do Sebrae – potenciais empresários e empreendedores, microempreendedores individuais (MEI), empresários de micro e de pequenas empresas e produtores rurais, atendidos por soluções, ofertadas pelo Serviço. A feira é aberta às pessoas com intenções de negócios e a quem quer abrir ou já tem um negócio oficialmente constituído. “Mercado, estratégia, plano de negócio, gestão profissional, vivências de negócios, mapa de oportunidades e pesquisa são os pilares que o público encontrará na Feira do Empreendedor em Goiânia”, contou o diretor superintendente do Sebrae-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho. Todo o escopo do evento foi desenvolvido a partir das necessidades dos clientes em Goiás. A Feira do Empreendedor tem esse objetivo de fomentar a criação de um ambiente favorável para geração de oportunidades de negócio e estimular o surgimento, a ampliação e a diversificação de empreendimentos sustentáveis, além de difundir o empreendedorismo como um estilo de vida. [caption id="attachment_6459" align="alignleft" width="241"]
Diretor do Sebrae-GO, Manoel Xavier: “A feira cumpre a missão de disponibilizar soluções para promover o empreendedorismo, o desenvolvimentoe a sustentabilidade dos pequenos negócios” | Foto: Edmar Wellington[/caption] Nesta edição, o Sebrae elaborou um estudo sobre as tendências de consumo em Goiás. Do resultado, foram extraídas 18 macrotendências. E, vinculados a essas macrotendências, foram selecionados 70 atividades, negócios prioritariamente para se exporem na feira. O planejamento e a estruturação do evento teve como base esse estudo. Além dessas 70 empresas, de diversas regiões do país, que ampliam as possibilidades oportunas de negócios para o mercado goiano, com sua exposição de ideias, soluções, produtos e equipamentos (considerados inovadores), na feira haverá uma área de formação, com orientações e capacitações técnicas, informações institucionais, do Sebrae e de outros parceiros, que impactam na tomada de decisão do empreendedor e do empresário.
