Resultados do marcador: Europa

Encontramos 38 resultados
TRÁFICO HUMANO
PF investiga aliciamento de modelos para tráfico internacional de mulheres para exploração sexual na Europa

Modelos são contatadas pelas redes sociais e levadas para a Europa para serem submetidas à prostituição. A investigação começou com o relato de uma brasileira que foi aliciada

Goiás e Mato Grosso
Núcleo que gerenciava atendimento de mulheres traficadas para a Europa é alvo de operação da PF

Vítimas eram escravizadas sexualmente após serem cooptadas com falsas promessas de emprego

ARMAMENTO
Ameaça de Putin de usar bomba atômica deixa Europa em alerta; saiba qual o tamanho do arsenal nuclear da Rússia

Desde os ataques de drones ucranianos contra a Rússia o nível de tensão só tem crescido. Na segunda-feira, 9, um assessor do presidente russo, Vladimir Putin ameaçou deflagrar uma guerra nuclear caso a Ucrânia e a Aliança Militar do Atlântico Norte (Otan) tentem recuperar territórios no leste do país ocupados pelas tropas russas. A informação foi divulgada pela agência estatal Tass.

A declaração foi dada por Vladimir Medinski, assessor de Putin que também lidera as negociações diretas com a Ucrânia pelo fim da guerra  disse que seria "o fim do mundo" caso não haja a assinatura de uma "paz verdadeira" para encerrar a guerra.

A Rússia possui o maior arsenal nuclear do mundo e que é composto pelas armas herdadas da União Soviética. De acordo com a Federação dos Cientistas do Estados Unidos. Ogiva é uma arma nuclear “guardada” em uma cápsula para ser colocada na parte cilíndrica de um foguete, míssil ou projétil.

Durante a Guerra Fria a antiga União Soviética tinha em posse mais de 40 mil ogivas enquanto os Estados Unidos controlavam 30 mil.

Cerca de 4.300 ogivas estão guardadas para uso em lançadores de curta e longa duração e outras 1.200 estão alocadas fora do arsenal oficial, mas provavelmente intactas e armazenadas em bunkers. Das mais de 4 mil ogivas utilizáveis, 1.710 estão posicionadas: são 870 em mísseis balísticos para lançamento em terra; 640 para lançamento de submarinos; e possivelmente 200 em bases aéreas, segundo a Federação dos Cientistas.

Vladimir Putin é quem decide sobre o uso de armas nucleares russas e sempre está com uma maleta nuclear que possibilita o lançamento de ogivas. Caso considere-se que a Rússia está sofrendo um ataque nuclear, ele abre a maleta e envia uma ordem de lançamento para o comando do Estado-Maior, então, unidades de força de foguetes estratégicos lançam mísseis.

Em 2023, Putin assinou uma lei que retirou a Rússia do Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares. Ele já disse que a Rússia consideraria testar uma arma nuclear caso os Estados Unidos também fizessem. Os EUA informaram na Revisão da Posição Nuclear de 2022 que Rússia e China estavam expandindo e modernizando suas forças nucleares, e propôs que Washington adotasse um controle de armas para evitar corridas armamentistas.

Leia também:

Obra
Europa constrói túnel com 18 quilômetros abaixo do mar para unir dois países

O projeto faz parte de uma iniciativa da União Europeia para tornar viagens rodoviárias e ferroviárias mais rápidas

Tecnologia
Em missão na Estônia, Daniel Vilela fala em “oportunidade estratégica” para Goiás; veja como foi o 1º dia da viagem

A missão liderada por Vilela está percorrendo alguns dos principais centros de referência em transformação digital e modernização de serviços públicos do mundo. A Estônia é a primeira parada da comitiva, que segue depois para Finlândia e Singapura

mundo
Reino Unido e União Europeia assinam acordo de parceria quase 9 anos após Brexit

Acordo abrange cooperação em áreas como segurança, defesa, energia, imigração e comércio exterior

"Atalho" europeu
Conheça o país europeu onde 1 a cada 3 habitantes é brasileiro

País atrai milhares de brasileiros e se torna o destino com maior proporção de imigrantes do Brasil fora da Europa

Educação
A educação e o voluntariado como forma de transformar o mundo

De Ancona, Itália

Na primeira semana de março, 1,5 mil estudantes de todo o mundo se reuniram em Ancona, na Itália, para o maior evento estudantil da Europa. A pequena cidade costeira, a cerca de 5 horas de trem de Roma, sentiu a energia de jovens estudantes do maior programa de intercâmbio da Europa, o Erasmus+, para quatro dias de evento.

O Jornal Opção esteve presente no evento que contou com grandes palestras lotadas de entusiasmo de estudantes de mais de 40 países, jantares internacionais, festas e colaboração entre organizações internacionais.

O repórter do Jornal Opção viajou por meio da Oceans Network, da qual faz parte do conselho administrativo, para representar a organização no evento da Erasmus Students Network (ESN) — hoje, a maior organização de estudantes da Europa.

A EGM começou já na quinta-feira, 3, com um grande desfile de bandeiras com todos os participantes. O desfile terminou em frente ao Teatro de la Muse, próximo à costa da cidade-sede, onde teve a cerimônia de abertura. Na ocasião, cerca de mil estudantes se reuniram aos gritos para prestigiarem o início do que seriam os melhores dias de seu ano.

Após isso, no dia seguinte, começou as sessões de palestras e workshops na Faculdade de Economia da Universidade de Ancona. Apresentei duas oficinas. O dia foi finalizado com um grande jantar internacional, onde delegações trouxeram comidas típicas de seus respectivos países, e com uma grande festa no fim.

Na sexta-feira. 4, o início foi diferente. No jardim da Faculdade de Economia, delegações e organizações internacionais se juntaram para mostrar a importância da internacionalização acadêmica para a população de Ancona enquanto oficinas aconteciam em salas de aula. Mesmo com o frio de 5°C, centenas de pessoas se juntaram para saber mais sobre o programa. A noite houve um Jantar Italiano, com, naturalmente, comidas típicas da Itália.

Já no sábado, 5, houve a cerimônia de encerramento e a escolha do Destino Erasmus do Ano, vencido por Aahurs, na Dinamarca, com uma grande festa da delegação de voluntários que trabalhou por meses pelo título.

Aahurs, na Dinamarca, foi escolhida como destino Erasmus do Ano. | Foto: Luan Monteiro/Jornal Opção

Para a presidente da ESN Internacional, Rita Dias, o evento busca inspirar voluntários de todo o mundo e organizações internacionais. "Essa edição, em Ancona, mostrou que a ESN é uma organização que realmente alcança o mundo. Esperamos que todos nossos participantes e convidados tenham ouvido histórias e se inspirado com o que a EGM tem a oferecer".

Por ser feito totalmente por voluntários e com pouco financiamento estatal, que costuma vir da Comissão Europeia de Educação e Cultura, a ESN busca patrocinadores para realizar a EGM. Além de voluntários locais, a organização traz membros da ESN de outros países. Um exemplo é Merima Babic, de Sarajevo, na Bósnia.

Na Itália, Merima fez parte do grupo de voluntários do Comitê Organizador. Ela contou ao Jornal Opção que é membro da ESN local e, por conta de sua experiência nas ações locais, foi convidada a participar do evento, tendo as custas cobertas pela universidade. "Foi minha segunda EGM, havia ido para Sevilla no ano passado como participante, mas aqui foi mais evidente a energia que a ESN traz para as cidades. Ancona respirou a EGM toda a população ficou envolvida nessa grande festa".

A EGM acontece uma vez ao ano e é organizada durante meses pelo comitê formado por voluntários locais. Para a próxima edição, três cidades são finalistas para hospedar o evento: Split, na Croácia; Budapeste, na Hungria; e Nicósia, no Chipre.

Leia também

TCM-GO é acionado para apurar fechamento de CMEI em Goiânia

POLÍCIA FEDERAL
PF mira narcotraficantes que usam Goiás como ponto de escoamento de cocaína para a Europa

Corporação identificou a participação de estudantes brasileiros que cursam medicina na Bolívia. Esquema enviavas remessas de drogas para Portugal, Espanha e Inglaterra

Qual o segredo?
Por que os italianos comem massa todos os dias e não engordam?

A Itália tem um dos menores índices de sobre peso da Europa, mas pesquisa aponta que 44% da população consome massa todos os dias

CRIME ORGANIZADO
Chefe do PCC na Europa tenta sair da prisão após três anos preso

Paulo Afonso Pereira Alves, o BH, foi preso em fevereiro de 2021. Ele cumpre pena em regime fechado no sistema penitenciário de São Paulo

Saúde
Saiba por que a Nimesulida é proibida nos EUA e partes da Europa

O anti-inflamatório é o terceiro remédio mais vendido nas farmácias do Brasil

Oportunidade
Noruega procura trabalhadores fluentes em espanhol e oferece salários de mais de R$ 34 mil

As vagas ofertas são para pessoas que possuem ou não diploma e podem ser consultadas através do portal Eures

Mundo
Rússia ataca Kiev; Ucrânia interrompe fornecimento de gás russo à Europa

Contrato vigente desde 2019 entre companhias de ambos os países se encerrou e não houve renovação devido à guerra

Natal
Rovaniemi: A Terra Natal do Papai Noel e a Magia do Ártico

À medida que o inverno envolve a Europa, Rovaniemi, na Finlândia, emerge como o destino perfeito para viver a essência de uma autêntica terra das maravilhas natalinas