Resultados do marcador: Economia Criativa

As reportagens dos inscritos trataram das atividades culturais onde indivíduos exercitam a imaginação e exploram, a partir disso, seu potencial econômico, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como recursos produtivos
[caption id="attachment_14426" align="alignleft" width="600"] Editores premiados e o secretário de Cultura, Aguinaldo Coelho | Foto: Marina Adorjan[/caption]
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), anunciou na noite desta quarta-feira (3/9) os vencedores do 1º Prêmio Goiano de Jornalismo Cultural. O tema deste primeiro concurso foi "Economia Criativa em Goiás e o novo modelo para produção de cultura no Estado". Na categoria de Webjornalismo os vencedores foram Ketllyn Fernandes e Thiago Burigato, editores do Jornal Opção Online, com a matéria: Goiás descobre a cultura como fonte de geração de emprego e renda. Os jornalistas mostraram que, aos poucos, gestores e empreendedores estão reconhecendo que a criatividade e a inovação podem gerar riqueza econômica.
A iniciativa da Secult premiou profissionais da comunicação que produziram e publicaram reportagens que contribuíram para o conhecimento sobre o tema e promoveram incentivos ao mercado da economia criativa. A premiação foi realizada na Vila Cultural Cora Coralina e os valores dos prêmios foram de R$ 4 mil e R$ 2 mil para as primeiras e segundas colocações, respectivamente.
Segundo a Secult, esta primeira edição serviu para valorizar o trabalho realizado pela imprensa goiana que divulga a cultura no Estado e que “consequentemente, beneficia a população com reportagens que visam a promoção de quem produz e vive de cultura em Goiás”.
Lista completa dos vencedores:
[relacionadas artigos="11802"]Webjornalismo 1º Lugar: “Goiás descobre a cultura como fonte de geração de emprego e renda”, de Ketllyn Fernandes de Deus e Thiago Rojas Burigato Costa, do Jornal Opção Online. 2º Lugar: “A arte que se multiplica e gera renda em Goiás”, de Nádia Junqueira Ribeiro, do portal A Redação.
Radiojornalismo 1º Lugar: “Teares do Xixá: da tradição à Economia Criativa”, de Karine Pinheiro dos Santos, da Rádio Brasil Central. 2º Lugar: “Economia Criativa gera leque de oportunidades aos goianos”, de Nathália Cristina de Lima, da Rádio CBN.
Telejornalismo 1º Lugar: “Economia Criativa”, de Marcos Teixeira Wanderley, da TV Record Goiás. 2º Lugar: “Encontro de Culturas na Chapada dos Veadeiros”, de Gustavo Toledo Sobreira, da Televisão Brasil Central.
Jornal Impresso 1º Lugar: “Goiás Criativo”, de Clenon Ferreira dos Santos Júnior, do Jornal O Hoje. 2º Lugar: “O poder da Gastronomia”, de Jéssica Camilla da Silva Fernandes, do Diário da Manhã.
Fotojornalismo 1º lugar: “Festa do Divino Pai Eterno: fonte de Economia Criativa para Goiás”, de Eduardo Ferreira Júnior, do portal Goiás Agora. Menção honrosa ao trabalho “Festa do Divino Pai Eterno: fonte de Economia Criativa”, de Mayara Calácio de Sousa, publicado no portal Goiás Agora, na categoria Webjornalismo.

Aos poucos, gestores públicos e empreendedores descobrem que a criatividade e a inovação podem gerar não apenas riqueza humana, mas também econômica. Municípios como Rio Quente investem em políticas públicas para o setor