Resultados do marcador: Clima

Previsão indica que a umidade pode chegar a níveis entre 21% e 30% no período da tarde em diversas regiões do estado

Mesmo com o frio, o inverno deste ano não deve ter os fenômenos do El Niño ou La Niña, que alteram os padrões climáticos

Previsão do tempo indica níveis entre 21% e 30% durante o período da tarde, o que caracteriza nível de atenção, segundo a OMS

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), emitiu um alerta para a possibilidade de formação de “geada” nesta terça-feira, 24, especialmente na região centro-sul do estado.
De acordo com o órgão, o fenômeno é consequência do avanço de uma frente fria pela região Sudeste do Brasil, que deve provocar áreas de instabilidade e chuvas isoladas. Nas demais regiões goianas, o tempo será firme, com sol e variação de nebulosidade. As temperaturas mínimas devem permanecer amenas durante a manhã, mas as máximas tendem a subir no período da tarde.
Previsão para Goiânia
Na capital, o tempo será de predomínio de sol com variação de nuvens e possibilidade de chuvas isoladas. A temperatura máxima pode chegar a 29 °C, com umidade relativa do ar variando entre 35% e 85%. O sol nascerá às 6h45 e se porá às 17h53.
Junho seco
O mês de junho, historicamente marcado pela redução drástica nas chuvas, apresenta condições predominantemente secas em todo o estado. Para facilitar o monitoramento e a gestão dos impactos desse período, o Cimehgo passou a contabilizar, desde 1º de maio, os dias sem chuva significativa (inferior a 0,5 mm/dia) por regiões. A contagem considera também a representação dos municípios de cada área geográfica.
A iniciativa visa fornecer dados precisos para orientar ações preventivas, apoiar a agricultura, proteger os recursos hídricos e reduzir os riscos de queimadas.
Umidade do ar em nível de atenção
O Cimehgo também divulgou um prognóstico com os índices mínimos de umidade relativa do ar para esta terça-feira. Segundo o órgão, o nível ideal é de 50%. Valores entre 21% e 30% já são classificados como nível de atenção.
Municípios como Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Luziânia, Rio Verde, Catalão, Formosa, Itumbiara, Jataí, entre outros, estão incluídos nessa faixa de alerta. No total, mais de 200 cidades goianas devem registrar baixos índices de umidade.
O órgão recomenda cuidados redobrados com a hidratação, além de evitar exercícios físicos ao ar livre nos horários mais quentes do dia e não realizar queimadas.
Leia também:
Previsão em Goiás para junho aponta estiagem típica e até risco de geada
Inverno começa nesta sexta-feira; saiba o que deve mudar com início da seca

Mínima prevista para Goiânia é de 13º. Chuvas podem ocorrer a partir de terça-feira, 10

Combinação de calor e umidade da frente fria pode causar pancadas de chuva irregulares

A combinação entre altas temperaturas e umidade favorece a formação de áreas de instabilidade, especialmente no período do tarde

Pantanal e Amazônia estão entre os biomas mais afetados por estiagem extrema nos últimos anos

O aviso aponta que a combinação de calor e umidade favorece a formação de chuva em diversas regiões do Estado

Estudo aponta que estatais dominam as emissões de gases de efeito estufa, com destaque para a China e a Arábia Saudita

A recomendação é para que os foliões, que ainda têm pelo menos dois dias de carnaval, redobrem os cuidados com a hidratação e o uso contínuo de protetor solar

A meteorologista do INMET, Elizabete Alvez Ferreira, destacou que o estado de Goiás não sofrerá temperaturas extremas

Evento contará com a presença do prefeito Sandro Mabel e da presidente da AMMA, Zilma Peixoto

Temperatura média global subiu 1,6°C em comparação aos níveis pré-industriais

Cidade de Goiás teve a temperatura mais alta do país em 2024, marcando 44,5ºC no dia 6 de outubro