Resultados do marcador: Cerrado

Encontramos 92 resultados
Reportagem
Cerrado entra em disputa entre a urgência ambiental e a sobrevivência econômica; entenda o debate 

Segundo levantamento do Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (Lapig), Goiás perdeu mais de 5,2 milhões de hectares de vegetação nativa entre 1985 e 2024

cerrado2
Cerrado
Cerrado goiano perdeu mais de 5 milhões de hectares em 40 anos, aponta pesquisa

Ao Jornal Opção, especialista afirma que o Cerrado goiano já apresenta mais de 50% de suas áreas convertidas, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do estado

WhatsApp Image 2025-09-12 at 13.57.20
Concientização
Prefeitura de Anápolis celebra Dia Nacional do Cerrado com exposição no Jardim Botânico

A iniciativa é organizada pela Secretaria Municipal de Obras, Habitação, Planejamento Urbano e Meio Ambiente

Meio Ambiente
Audiência Pública na Alego marca o Dia Nacional do Cerrado

O evento, realizado no Auditório 1 da Casa, teve como foco a valorização do Cerrado como patrimônio ambiental e estratégico para o Brasil, especialmente por seu papel na produção de água e na sustentação de grandes bacias hidrográficas

WhatsApp Image 2025-09-11 at 18.15.05
Criação
Kátia Maria articula criação do Instituto Nacional do Cerrado

O projeto reúne atualmente 26 instituições de ensino superior localizadas no Cerrado

2ca23ae5-2c4e-41c0-aac3-f059a68d30e4
Cerrado
Povos do Cerrado: os guardiões do bioma mais ameaçado do Brasil

Esse reconhecimento mostra que a conservação da nossa sociobiodiversidade passa, fundamentalmente, por valorizar e proteger os modos de vida de quem sempre cuidou dessa terra

Queimadas
Cerrado já registra quase o dobro de queimadas da Amazônia em 2025 e acumula R$ 14,7 bilhões em perdas

Menos de 9% do Cerrado está protegido por unidades de conservação e parques nacionais

Pesquisa
Estudo revela alto valor nutricional de frutas do Cerrado

Pesquisa da UFSCar e Unicamp destaca potencial alimentar de frutas típicas do Cerrado, como pequi, araticum e lobeira

Astrofotografia
Chapada dos Veadeiros tem o céu mais bonito do Brasil para observar e fotografar os astros

Entre maio e setembro, o céu da Chapada revela estrelas cadentes, constelações e paisagens únicas do Cerrado

Meio ambiente
Inverno começa nesta sexta-feira; saiba o que deve mudar com início da seca

Acende um alerta para a diminuição das chuvas com probabilidades “muito baixas” de incidência no território goiano, ao passo que mais da metade do Estado segue para o 50º dia sem chuva

Meio Ambiente
Semeia Cerrado conquista 2º lugar no Prêmio Goiás Sustentável e celebra restauração de 600 hectares do Cerrado

Na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quinta-feira, 5, a empresa goiana Semeia Cerrado conquistou o 2º lugar na categoria “Ações pelo Clima” do Prêmio Goiás Sustentável, com o projeto Águas Cerratenses: semear para brotar, uma iniciativa que se destacou por promover a restauração ecológica de 600 hectares de áreas degradadas do Cerrado, por meio do uso de sementes nativas coletadas por comunidades tradicionais.

Promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), o prêmio reconhece práticas ambientais que contribuem para a sustentabilidade e qualidade de vida no estado. A cerimônia foi realizada na quarta-feira, 4, e teve como foco as ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, valorizando projetos que se alinham à conservação de ecossistemas, à redução de emissões de gases de efeito estufa e à promoção da educação ambiental.

Idealizado e executado pela Rede de Sementes do Cerrado (RSC), em parceria com a Semeia Cerrado e a Associação de Coletores Cerrado de Pé (ACP), o projeto foi inscrito pela própria Semeia Cerrado, que também ficou responsável pela execução técnica. O financiamento foi garantido pelo Fundo Socioambiental CAIXA, e as ações aconteceram entre novembro de 2021 e março de 2025.

Ao longo dos últimos três anos, o projeto atuou de forma integrada, promovendo não apenas a recuperação de áreas degradadas, mas também o fortalecimento da cadeia produtiva de sementes de base comunitária. Nesse sentido, promoveu geração de renda, impulsionou o engajamento social e estimulou ações de sensibilização de proprietários rurais quanto à importância da conservação do bioma. Como resultado, consolidou um modelo que une conhecimento tradicional, ciência e gestão ambiental qualificada.

Para Anabele Gomes, presidente da Rede de Sementes do Cerrado, o reconhecimento simboliza mais do que um prêmio. “O Projeto Águas Cerratenses foi um marco para nós. Conseguimos restaurar 600 hectares de Cerrado, valorizando o conhecimento tradicional e o protagonismo das comunidades locais, que são as verdadeiras guardiãs das sementes nativas. Este prêmio simboliza a força da união entre ciência, tradição, gestão qualificada e cuidado com a natureza”, destacou.

A gestora também fez questão de agradecer o esforço coletivo que tornou a ação possível. “Agradeço a todos e todas que estiveram conosco nessa jornada: coletores, técnicos, parceiros institucionais e a equipe incansável que sonhou e fez acontecer. Seguimos  juntos, com ainda mais motivação, para ampliar a restauração do Cerrado”, enfatizou Anabele.

A coordenadora do projeto, Alba Cordeiro, ressaltou o impacto do trabalho tanto para o bioma quanto para as pessoas envolvidas. Segundo ela, o projeto representou um divisor de águas. “Foi bastante emocionante, porque esse projeto representou um salto muito grande. A gente já tinha as bases para viabilizar a recuperação em larga escala, mas precisávamos desse pulo. Foram 600 hectares restaurados, um volume expressivo de pessoas envolvidas, o que exigiu uma grande capacidade de gestão e inovação. Ao mesmo tempo que foi desafiador, nos fez amadurecer como equipe e nos preparou para os novos desafios da restauração do Cerrado”, disse.

Dentro da categoria “Ações pelo Clima”, à qual o Águas Cerratenses foi submetido, o Prêmio Goiás Sustentável valoriza projetos voltados à conservação de ecossistemas naturais, à redução das emissões de gases de efeito estufa, à utilização de fontes de energia renovável e à implementação de tecnologias sociais que favorecem a adaptação aos impactos das mudanças climáticas. Também são contempladas ações relacionadas à gestão de riscos, educação ambiental e resiliência das comunidades frente aos eventos extremos.

A iniciativa foi planejada de forma a integrar ciência e saberes tradicionais, apostando em uma recuperação ambiental que respeita os ciclos da natureza e o protagonismo das comunidades envolvidas.

Enquanto o mundo celebra o 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente, Goiás também se orgulha de projetos como o Águas Cerratenses, que mostram que é possível unir restauração ecológica com desenvolvimento sustentável, inclusão social e geração de renda.

Leia também:

Entenda o que é a Síndrome de Ehlers-Danlos, doença que Carla Zambelli diz tratar no exterior

Homens estão perdidos em seu papel na sociedade? Especialistas analisam crise da masculinidade

MEIO AMBIENTE
MP investiga condomínio construído sobre área de nascentes em Jataí; empresa diz ter licença desde 2023

Empreendedoras do Hamoa Resort garantem legalidade e licenciamento das obras

Entrada franca
Exposição celebra a cultura e a arte urbana do Cerrado goiano

Com entrada gratuita, a mostra destaca a riqueza cultural do Cerrado goiano por meio de obras

MEIO AMBIENTE
COP30 exige transformações profundas nas relações com a natureza para enfrentar a crise climática

No Brasil, uma das principais fontes de emissão é a destruição de áreas naturais