Resultados do marcador: Após dois meses

Secretaria Estadual de Saúde culpa boatos de efeitos colaterais pela baixa procura. Gerente de Imunizações do órgão, Clécia Vecci, alerta a importância da imunização: "é preciso tomar todas as doses para estar protegida"
[caption id="attachment_20424" align="aligncenter" width="620"] Foto: Manuella Brandolff / Fotos Públicas[/caption]
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, apenas 32,34% da população alvo da vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV) - meninas entre 11 e 13 anos - foi imunizada com a segunda dose da vacina. Após dois meses do início do período de imunização, 49.671 doses foram aplicadas, ante um total do público alvo de 153.583. O percentual é muito inferior aos 99,61% conseguidos na primeira dose da vacina, quando 152.229 meninas foram imunizadas, de um total de 152.823.
Gerente de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde, Clécia Vecci, explica que o principal motivo deste baixo índice se dá, principalmente, pelo surgimento de boatos acerca da vacina. "Muitas meninas ficaram com medo após casos de reações adversas terem sido divulgados. Um deles, supostamente ocorrido em Bertioga (SP), onde três meninas da mesma sala de aula passaram mal", lamenta ela.
Com efeito, a profissional garante que não há qualquer motivo para preocupação. "Qualquer pessoa está sujeita à uma reação adversa. Mas, a maior parte delas são de origem psicológica, nervosa", afirmou em entrevista ao Jornal Opção Online. "Em Goiás, foram notificados eventos adversoso esperados, como dores locais e, nos casos mais extremos, desmaios. Contudo, reforço, a maioria das vezes estes são frutos de reações nervosas", assegurou.
De acordo com Clécia, é indispensável que a adolescente tome todas as doses da vacina: "o HPV causa doenças graves e é o terceiro tumor mais frequente na população feminina. É, ainda, a terceira causa morte da população feminina". Ela explica que a vacinação continua em todo o Estado e, quem ainda não tomou, deve procurar um posto de vacinação: "a vacina é usada em outros Países e tem eficácia comprovada".
Ações
[caption id="attachment_20425" align="alignleft" width="200"]