Municípios com políticas efetivas contra dengue podem ganhar selo em Goiás
05 abril 2024 às 12h04
COMPARTILHAR
A deputada estadual Vivian Naves (PP) propôs na Alego, já nas primeiras semanas de atividades legislativas de 2024, a criação do ‘Selo Estadual Goiás sem Dengue’, considerando a prevenção como a principal arma contra a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Na justificativa do projeto, a parlamentar explica que o selo é uma maneira de o Governo do Estado reconhecer as cidades que tenham adotado medidas efetivas contra a proliferação do mosquito. O selo terá vigência anual, com uma comissão avaliadora formada por técnicos estaduais de saúde que irão observar a eficácia das medidas tomadas entre os 246 municípios interessados em participar.
Entre os critérios a serem avaliados estão as ações de eliminação dos focos de água parada, os índices de infestação predial satisfatórios e as inovações no combate à dengue. Vivian destaca que o selo privilegiará formas inovadoras de erradicação do mosquito que tragam benefícios para o aperfeiçoamento dos métodos já utilizados.
A deputada considera que o reconhecimento é um importante motivador e avalia que a futura lei facilitará a aproximação entre equipes de saúde do estado e municípios, possibilitando a troca de dados e promovendo uma abordagem mais integrada na luta contra o mosquito.
Vivian ressalta que o apoio da comunidade é fundamental, mas acredita que o avanço ocorre quando se busca a inovação. Ela sugere que as cidades possam oferecer incentivos aos cidadãos conscientes e destaca a importância de gerar diversas possibilidades que possam resultar em políticas públicas eficazes não apenas no estado, mas em todo o país.