Alego define membros Comissão de Habitação da Assembleia
29 março 2023 às 11h19
COMPARTILHAR
O deputado estadual Lincoln Tejota (UB) foi eleito e empossado presidente da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), nessa terça-feira, 28. A comissão elabora soluções de moradias para famílias de baixa renda das áreas urbanas e assentamentos rurais, além de realizar atendimento a moradores de áreas de risco e pessoas com deficiência, bem como regularizar documentação de posses ou loteamentos organizados.
“Trabalharemos junto aos demais poderes e seus órgãos, com o pensamento de que é a moradia a primeira política pública para oferecer bem-estar à população. Se tem uma política pública que necessita ser aprimorada no país inteiro é a habitacional”, observou Lincoln Tejota. “Sem moradia, não há como falar de saúde, você é atingido pela violência e insegurança, e o que falar de educação?”.
Além de Tejota, também foram empossados os titulares os deputados Anderson Teodoro (Avante), Antônio Gomide (PT), Coronel Adailton (Solidariedade), Lucas do Vale (MDB), Paulo Cezar Martins (PL) e Talles Barreto (União Brasil). Serão suplentes os deputados Amauri Ribeiro (União Brasil), André do Premium (Avante), Cairo Salim (PSD), Cristiano Galindo (Solidariedade), Lucas Calil (MDB), Major Araújo (PL) e Mauro Rubem (PT).
Convidados
A solenidade contou ainda com a presença de convidados. O secretário de Infraestrutura e presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Pedro Sales, falou dos projetos executados pela Agehab e de políticas públicas que deram certo e vão continuar, com destaque para a que exige que empresas que constroem empreendimentos habitacionais com subsídio do governo estadual ofereçam, em contrapartida, unidades em municípios de menores densidade demográfica e interesse econômico, sem custo para o beneficiário.
Também esteve presente o presidente da Associação dos Desenvolvedores Urbanos do Estado de Goiás (ADU-GO) e vice-presidente do Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (SecoviGoiás), João Victor Araújo, representando o Fórum Goiano da Habitação (FGH). Ele reafirmou que as entidades integrantes do FGH estão à disposição para o debate e busca de soluções para o déficit habitacional em Goiás. “São desafios que exigem a união de todos os comprometidos com o avanço socioeconômico de nosso estado”, disse.