Policiais que integram o quadro transitório da Polícia Civil terão os mesmo benefícios daqueles que estão na ativa. A paridade de classe foi aprovada nesta terça-feira, 29, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Entende-se como policiais que integram o quadro transitório da Polícia Civil, denominados classe única, os Agentes Policiais, Agentes Auxiliares Policiais, Comissários de Polícia, Escreventes Policiais e os integrantes dos cargos do Grupo Ocupacional de Identificação.

“Esta luta por este direito uniu forças entre as entidades classistas, UGOPOCI, SINPOL e APPEGO e o empenho e sensibilidade dos deputados estaduais e do presidente da Casa, o deputado Bruno Peixoto e especialmente o vice-governador, Daniel Vilela, atendendo o pedido da categoria”, disse a presidente da UGOPOCI, Nelma Félix.

Este projeto aprovado o altera a Lei nº 16.901. Agora o artigo 97 tem a seguinte redação: “estender-se-ão aos Agentes Policiais, Agentes Auxiliares Policiais, Comissários de Polícia e Escreventes Policiais inativos e aos integrantes dos cargos do Grupo Ocupacional de Identificação inativos com direito à paridade todos os benefícios concedidos aos servidores dos mesmos cargos da ativa, ocupantes dos cargos de Agente de Polícia, Escrivão de Polícia ou Papiloscopista Policial”.

“Esta conquista deve ser comemorada, pois lutamos por esta valorização e reconhecimento, com esta equiparação garantimos a justiça e o direito daqueles que tanto entregaram suas vidas pela profissão, garantindo também este direito aos que estão prestes a se aposentar, o caminho percorrido para alcançarmos esta igualdade foi longo e árduo, mas graças a união e aos esforços empenhados, logramos um êxito histórico”, finalizou Nelma Félix.

Novos debates sobre direitos e garantias

Na quarta-feira, 30, ocorreu na sede da Secretaria de Segurança Pública uma reunião entre as associações e sindicatos representativos de classe dos policiais civis, juntamente com o delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, André Ganga; o delegado-geral adjunto, Murilo Polati; a delegada e gerente de assessoria geral, Letícia Franco de Araújo e a delegada e gerente de elaboração de atos normativos, Fabiane Drews Alvim.