Após nota da Equatorial, Câmara muda versão sobre apagão que adiou a prestação de contas em Aparecida
16 abril 2026 às 14h15

COMPARTILHAR
A sessão de prestação de contas do prefeito Leandro Vilela (MDB), na manhã desta quinta-feira, 16, terminou marcada por divergências públicas sobre a origem da falta de energia que interrompeu os trabalhos na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia. Após atribuir inicialmente o problema à rede externa, a Casa mudou a versão e admitiu que a falha ocorreu no sistema interno do prédio.
Inicialmente, a Câmara informou que a interrupção teria sido causada por uma queda de energia externa. Durante a suspensão, o presidente da Casa, Gilsão Meu Povo (MDB), afirmou que o problema também afetava outros pontos da cidade e prejudicava a transmissão da sessão, considerada obrigatória para garantir transparência e acesso público às informações.
“A energia está passando em meia fase, o gerador não aciona e o que nos foi repassado é que demora em média duas horas para resolver o problema. A gente vai suspender e vamos remarcar a prestação de contas para outra oportunidade”, declarou.
Em nota, a Equatorial Goiás contestou a versão inicial e informou que realizou vistoria técnica no fornecimento da unidade sem identificar falhas na rede de distribuição. Segundo a concessionária, o defeito foi localizado nas instalações internas do prédio. “Foi constatado que a falha ocorre nas instalações internas da unidade consumidora, relacionada ao disjuntor, de responsabilidade do próprio cliente.”
Após o posicionamento da empresa, a Câmara recuou e divulgou nova nota oficial. O Legislativo informou que o problema ocorreu na rede interna de distribuição, no trecho entre o gerador e o sistema elétrico da Casa, que operava com apenas meia fase de energia. De acordo com a nota, essa condição impediu o acionamento do gerador e inviabilizou o funcionamento da estrutura técnica necessária para a sessão.
Ainda segundo a Câmara, no momento da suspensão todos os vereadores já estavam presentes, assim como o prefeito Leandro Vilela, o vice-prefeito João Campos e secretários municipais.
A Casa informou que, caso haja normalização do sistema, está mantida para esta sexta-feira, 17, mais uma sessão ordinária prevista no calendário legislativo de abril. Já a prestação de contas do Executivo será remarcada em nova data, ainda a ser divulgada.
Veja nota íntegra:
Equatorial Goiás
A Saneago discorda dos fundamentos legais da decisão. A Companhia explica ainda que aguarda ser intimada para recorrer, no prazo da lei, considerando que não há contradições no desligamento e que o vínculo de Diretor das Sociedades Anônimas (AS), bem como da Saneago, segue regulamentação própria cível.
Câmara Municipal de Aparecida
A Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia informa que a sessão ordinária desta quinta-feira, 16, prevista para receber a prestação de contas do prefeito Leandro Vilela, foi encerrada em razão de uma falha técnica no sistema interno de energia elétrica, registrada desde as 8h.
O problema ocorreu na rede interna de distribuição, no trecho entre o gerador e o sistema elétrico da Casa, que passou a operar com apenas meia fase de energia. Em razão dessa condição, o gerador não pôde ser acionado, já que o equipamento exige interrupção total do fornecimento, o que inviabilizou o funcionamento adequado da estrutura técnica necessária para a realização da sessão.
No momento da suspensão, todos os vereadores já estavam presentes, assim como o prefeito Leandro Vilela, o vice-prefeito João Campos e os secretários municipais, aptos à realização da prestação de contas.
A Câmara informa ainda que, caso a normalização do sistema elétrico ocorra, está mantida para esta sexta-feira, 17, a realização de mais uma sessão ordinária prevista no calendário legislativo do mês de abril. Já a prestação de contas do Executivo será remarcada, com nova data a ser divulgada oportunamente.
Leia também: Prestação de contas de Aparecida é suspensa na Câmara por falta de energia

