Aparecida de Goiânia aumentou sua eficácia no tratamento de esgoto de 22,29% para 74,12% entre 2007 e 2023. Os dados são do Instituto Trata Brasil (ITB), que é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) com o objetivo de promover avanços no saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país. 

Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), Aparecida de Goiânia oferece acesso à água a 79,2% da população e coleta de esgoto a 58,7%. Além disso, o município superou a média nacional, investindo R$ 263,41 per capita em saneamento básico nos últimos cinco anos.

O Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (CEISA-FGV) reconheceu Aparecida de Goiânia como uma das cidades brasileiras que se destacam na área, concedendo ao município o Prêmio “Casos de Sucesso & ESG”. Sobre o reconhecimento, o Prefeito Vilmar Mariano afirmou que a cidade está no caminho certo e que ampliará ainda mais a sua responsabilidade.

“Este prêmio reflete o trabalho árduo e o compromisso que nossa cidade tem, desde o início da gestão de Maguito Vilela,  em avançar na questão do saneamento básico e no tratamento de esgoto. Nossa jornada para melhorar a qualidade de vida em Aparecida continua”, disse Vilmar Mariano.

O prefeito destacou ainda que o trabalho para ampliar ainda mais os bons índices continuam na sua gestão. “Eu e o secretário de infraestrutura, Mário Vilela, estamos trabalhando na captação de recursos e desenvolvimento de projetos para que todos os nossos moradores possam ter acesso a água tratada e rede de esgoto”, finalizou.

O evento de premiação acontece no dia 09 de agosto, das 13h30 às 17h30, na Fundação Getúlio Vargas (FGV) em São Paulo, com transmissão ao vivo no YouTube do Trata Brasil.