A discussão do aumento de número vereadores está pautando algumas Câmaras Municipais em Goiás. Com base na proporcionalidade do número de parlamentares com o número de habitantes em cada município, definida na Constituição Federal, quase 20 municípios goianos podem ter permissão para aumentar o número de cadeiras. Aparecida de Goiânia está na lista, mas ainda olha para a questão com cautela.

Em conversa com o Jornal Opção, o presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, André Fortaleza (MDB), declarou que a possibilidade é real, mas é preciso aguardar a confirmação de dados que permitam a ampliação. Com população estimada em 601.884 habitantes, Aparecida de Goiânia poderia ampliar o número de vereadores de 25 para 27, mas só deve seguir com a proposta após a oficialização dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“O parâmetro é o Censo e ele ainda não foi divulgado oficialmente. A partir do momento que o Censo oficializar, se proporcionar o aumento, apresentarei o projeto sem nenhuma dificuldade”, explicou.

A expectativa do IBGE é de divulgação dos primeiros resultados do Censo Demográfico 2022 ainda no fim deste ano. Os números, no entanto, dizem respeito a dados prévios coletados em questionário básico. Para resultados dos formulários mais completos – realizado apenas com 11% dos domicílios do país –, a previsão é de divulgação ao longo de 2023.

O prazo é suficiente para tramitação das pautas nas Câmaras, que tem até 2024, quando ocorrem novas eleições municipais, para renovação do número de cadeiras.