O prefeito de Anápolis, Roberto Naves, recebeu a visita de representante da Estônia, o vice-prefeito de Tartu, Raimond Tamm, para uma reunião focada em estabelecer parcerias relacionadas às cidades inteligentes. O encontro, realizado na Prefeitura de Anápolis, na quinta-feira, 23, foi intermediado pelo secretário de comunicação, Pedro Lacerda, junto ao CEO da Estônia Hub, Raphael Fassoni, que apresentou o sistema aplicado na gestão pública de todo o território estoniano e, juntamente com Raimond, visitou a sede do sistema de atendimento ao público de Anápolis, o Zap, onde foram discutidos assuntos para inovação inteligente nas cidades.

“É incrível ver como a Estônia, apesar de seu tamanho, se destaca pela abordagem inovadora na digitalização. Nosso encontro com o vice-prefeito de Tartu foi extremamente produtivo. Exploramos ideias que podem levar Anápolis para novos patamares, mas também foi gratificante ver o interesse dele pelos avanços que já implementamos. Essa troca de experiências é fundamental para aprimorarmos ainda mais os serviços públicos em nossa cidade.”, disse o prefeito Roberto Naves.

Visando discutir iniciativas conjuntas que impulsionarão ainda mais a modernização dos serviços públicos de ambas as cidades, o prefeito apresentou o funcionamento do Zap, que oferece à população os serviços da Prefeitura de maneira integrada e digital. Após a apresentação, o vice-prefeito de Tartu, comentou que “gostei dessa ideia de integrar os serviços em apenas um aplicativo. Isso facilita a vida dos cidadãos e tenho interesse em levar à frente e conhecer mais a fundo essa implantação que vocês criaram aqui”.

O representante da Estônia, ainda, complementou que não imaginava ser possível executar esse tipo de serviço pelo aplicativo. “É surpreendente o nível de complexidade e organização dentro de um único aplicativo”, frisou.

Raimond Tamm é vice-prefeito de Tartu, a segunda maior cidade do país, com cerca de 100 mil habitantes. O local, segundo ele, é o governo municipal que mais investe em gestão focada em “cidade digital”, que oferece à população a desburocratização dos serviços públicos, da emissão de documento de identidade à compra de bilhetes de transporte público, por exemplo.

“Estive aqui por apenas algumas horas, mas as coisas que descobri aqui são simplesmente ótimas, e a cidade tem ficado cada vez melhor. É simplesmente incrível. O Zap torna realmente a cidade excelente e espero que a gestão continue nesse caminho. Nós também temos boas experiências com a digitalização de serviços e espero que possamos nos ajudar mutuamente, pois vejo que será um excelente futuro para ambas as partes”, afirmou o vice-prefeito de Tartu.

Durante o encontro, o CEO da Estônia Hub, Raphael Fassoni, que presta consultoria e é o interlocutor na implementação de colaborações com outros países, apresentou a aplicação da tecnologia na vida dos estonianos. “Na Estônia a tecnologia é o meio facilitador também para qualidade de vida, e não temos dúvidas que há meios de trazer experiências para Goiás. E nesse encontro, encontramos um município com um tem o potencial ideal, que já vem trabalhando no mesmo sentido”, disse. A expectativa é que em breve seja assinado um termo de cooperação entre o país, o estado de Goiás e Anápolis.

Vale ressaltar que a Estônia é referência na digitalização de serviços públicos. Há mais de 20 anos o país não utiliza papel nas repartições públicas e, desde então, todas as informações dos cidadãos são armazenadas desde o nascimento no sistema online.

O secretário de comunicação de Anápolis, Pedro Lacerda, comentou que a tecnologia deve ser ferramenta para dinamizar o contato do setor público com o cidadão. “Quando pessoas de diferentes lugares passam a te procurar para trocar experiências, é sinal de que você está no caminho certo. É um prazer recebê-los aqui, pois sabemos que a Estônia é um país referência em gestão e qualidade de vida. Certamente, teremos muito o que aprender com vocês e, o fato de podermos compartilhar o que desenvolvemos aqui com o Zap e sistemas integrados de gestão digital é um grande privilégio para nós. Tenho certeza que grandes frutos nascerão dessa parceria”, disse.

Após a troca de experiências, o encontro foi finalizado na sede do Zap, que abriga mais de 50 atendentes. A expectativa é que em breve seja assinado um termo de cooperação entre o estado de Goiás, Anápolis e Estônia. “Queremos trazer e implantar novos avanços para nossa população, e ter esse contato outras nações que são referências é essencial. E claro, é gratificante ver que soluções criadas nossa cidade estão se tornando cada vez mais presentes em outras localidades”, conclui o prefeito Roberto Naves.

EM TEMPO

O Zap foi criado em 2019 para a agilizar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde e, posteriormente, ampliado gradativamente para outras áreas como educação e assistência social. Há 30 dias, foi apresentado o novo plano de gestão,que está realizando a implantação da Prefeitura 24h, que transforma o Zap em um hub de atendimento passa a abrigar 100% dos serviços da Prefeitura, totalizando mais de 300, todos acessíveis digitalmente em qualquer horário. Para isso, um sistema de integração permitirá o monitoramento preciso do atendimento à população, que auxiliará no aprimoramento dos serviços e em processos de tomadas de decisão baseadas em dados.

Os processos de trabalho em Anápolis também vem sendo modernizados com a implantação, por exemplo, do Serviço Eletrônico de Informações (SEI), que já está em funcionamento desde o ano passado. Dessa forma, a Prefeitura atingiu a marca de 100% dos processos internos digitalizados, abandonando de vez o uso de papel.