Opção Pesquisas: Antônio Gomide tem 38,4% das intenções de voto, Márcio Corrêa tem 33,7%
14 agosto 2024 às 15h50
COMPARTILHAR
O Opção Pesquisas, instituto do Jornal Opção, realizou pesquisa eleitoral em Anápolis entre os dias 8 e 11 de agosto, e encontrou que 38,4% dos eleitores pretende votar em Antônio Gomide (PT) para prefeito, enquanto 33,7% pretende votar em Márcio Corrêa (PL). No segundo turno, ambos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de quatro pontos percentuais.
A comparação com o último levantamento do instituto, do dia 15 de julho, revela que o candidato do PL vem se aproximando do líder. Naquela data, Gomide liderava com 38,3% das intenções de voto enquanto Márcio Corrêa tinha 32,5%. A tendência de aproximação dos candidatos já era demonstrada nas pesquisas de maio deste ano.
Nesta pesquisa estimulada (em que o nome dos candidatos é apresentado), votos brancos e nulos surgem em terceiro lugar, com 5,2% das respostas dos eleitores. Erizania Freitas (UB) é a quarta colocada, com 4,2%. Hélio Lopes (PSDB) é o quinto, com 3,1%. Eleitores indecisos são 15,4%.
No cenário estimulado em que Antônio Gomide e Márcio Corrêa se enfrentam no segundo turno, o candidato do PT venceria com 41,9% dos votos contra 39,5% do candidato do PL. Em comparação com o último levantamento, essa diferença também é maior. Em Julho, Antônio Gomide receberia 46,8% dos votos no segundo turno contra 43,5% de Márcio Corrêa.
Rejeição
Questionados “Em qual destes candidatos você não votaria de jeito nenhum para prefeito de Anápolis?”, 30,3% dos entrevistados responderam Antônio Gomide. Eleitores que não rejeitam ninguém são 28%. Erizânia Freitas tem 13,1% de rejeição; Márcio Corrêa tem 11,8%; Hélio Lopes de 9,4%. Eleitores que não sabem ou não opinaram são 11%; e 4,1% do eleitorado rejeita todos os candidatos.
Foram realizadas um total de 800 entrevistas, através de uma amostra estratificada por cotas com o objetivo de se obter representatividade para o conjunto do municipio. O intervalo de confiança estimado para este estudo é de 95% e a margem de erro máxima de estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos nos dados da amostra global. Essa pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) sob o número GO-03775/2024.
Sua autenticidade pode confirmada na página do Tribunal Superior Eleitoral na Internet, no endereço http://www.tse.jus.br, por meio do código EFD0.83EC.EEC5.C5F0.