De rota de tropeiros a polo industrial: Anápolis celebra 118 anos de fundação
31 julho 2025 às 08h55

COMPARTILHAR
História da cidade remonta ao século XVIII, com origens ligadas ao garimpo, à atividade tropeira e ao desenvolvimento agrícola nas margens do rio das Antas
Nesta quinta-feira, 31, a cidade de Anápolis comemora 118 anos desde a elevação de povoado a um município durante a República Velha, em 1907. Contudo, a sua história remonta há mais de 200 anos desde que os primeiros povoados se formaram na região em busca de novas terras produtivas.
Assim como outras cidades do Estado, o povoamento da região conhecida como Anápolis deu início durante o século XVIII, quando as veias auríferas de povoados próximos se esgotaram. Naquela época, o fenômeno migratório e comercial da busca do ouro era baseada sobre os chamados tropeiros, também conhecidos como muares — condutores de animais, geralmente gado ou mulas, que transportavam mercadorias ao longo do Brasil.
Com o fim das veias, as famílias que dependiam do garimpo se assentaram nas margens dos rios para começar a produção agrícola. No caso de Anápolis, as famílias garimpeiras e dos tropeiros fizeram parte dos primeiros povoados nas bases do rio das Antas, que pertence à Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba.
A partir disso, o povoado cresceu pela sua localização central no estado e foi elevada a Freguesia em 1872, a menor unidade territorial do Brasil Imperial, e ficou chamada como Santana das Antas. Em seguida, em 1887, dois anos antes do fim do Império, Santana das Antas foi elevada para uma Vila, pela Lei imperial de nº. 811 de 15 de dezembro de 1887, pelo então presidente da Província de Goiás, Fulgêncio Firmino Simões. Cerca de 20 anos depois, a cidade de Anápolis foi fundada pela Lei de n.º 320 de 31 de julho de 1907, pelo então presidente da província, Miguel da Rocha Lima.
Símbolo nacional de produção e segurança nacional
Atualmente, a cidade dispõe de um vasto setor produtivo, que inclui o Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), localizado em uma das regiões mais centrais do país. Por causa disso, também foi a cidade selecionada pelo governo federal para ser a sede da Base Aérea de Anápolis, fundada em 1972.
Além disso, é considerada uma das cidades com o maior número de rodovias federais e estaduais ligadas em um mesmo município, tendo a BR-060, BR-163, BR-414, GO-222, GO-330 e GO-437. Com o encontramento, a cidade é caminho para as mercadorias que sobem e descem o país, bem como via para Brasília, através da BR-060.
Agenda de eventos
Com o aniversário da cidade, o município deve contar com o tradicional desfile cívico-militar, com início às 17h em frente a Centro Administrativo Adhemar Santillo, na Avenida Brasil. A cerimônia deve ter a presença de militares da Base Aérea de Anápolis, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, além de alunos dos colégios militares e estaduais e estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
Ainda neste dia 31, a prefeitura deve disponibilizar transporte público gratuito para a população presenciar a celebração. Por outro lado, deve ter interdições nas seguintes vias para viabilizar o desfile: Viaduto Amazílio, as avenidas Federal, Alfredo Nasser, JK, 9 de Julho, Brasil Sul e ruas próximas ao Centro Administrativo.
Polícia Civil investiga ONGs que receberam R$ 1,8 milhões em emendas destinadas à Cultura em Goiânia
