Sem Lula, Caiado discursa para agronegócio e fala em nova data para inauguração da Norte-Sul

16 junho 2023 às 15h53

COMPARTILHAR
Com manifestação tímida de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), autoridades e lideranças do agro estiveram inauguração da Ferroviária Norte-sul, em Rio Verde. O evento estava marcado para a manhã desta sexta-feira, 16, e será reagendado. Não há previsão de nova data. O presidente Lula (PT) não pode participar da solenidade devido à falta de condições climáticas para pousar no aeroporto de Rio Verde, que estava fechado.
Durante o comunicado de cancelamento, o governador Ronaldo Caiado (UB) relatou dificuldades para pousar na cidade devido ao mau tempo. O chefe do executivo estadual falou sobre a competitividade dessa obra para Goiás. “Isso vai transformar Goiás no centro de encontro das duas maiores ferroviárias do país”.
Ferrovia
A conclusão da Ferroviária Norte-sul acontece após cerca de quatro décadas de obras. A partir de agora, a ferrovia passa a ser operacional entre Estrela D’Oeste, em São Paulo e Açailândia no Maranhão. O empreendimento permitirá o escoamento da safra do Centro-Oeste e Sudeste e impulsionará o desenvolvimento de cinco estados e quatro regiões do país.
O ponto que não foi inaugurado recebeu R$ 4 bilhões em investimentos e foi construído pela operadora logística Rumo. Atualmente são quatro terminais em operação, um em São Simão, dois em Rio Verde e um em Iturama, Minas Gerais.
A construção gerou mais de 5 mil empregos diretos e indiretos nos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo.
Lula posta vídeo nas redes sociais
Em vídeo nas redes sociais publicado nesta sexta-feira, 16, o presidente Lula (PT) aparece ao lado do ex-presidente José Sarney na Base Aérea em Brasília, para falar sobre a conclusão da Ferroviária Norte-sul, com 2257 quilômetros.A obra foi iniciada em 1987, no governo Sarney. No vídeo, Lula disse que o convidou para inaugurar a obra, depois de quase quatro décadas. Lula ainda anuncia que em breve estará ao lado do governador Ronaldo Caiado (UB) e do prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale para inaugurar a ferrovia.