Demonstrações técnicas, informações sobre programas governamentais e emissão de documentos estão entre os serviços que serão oferecidos pelo Estande do Agro na Goiás Genética 2022. A Feira de Negócios da Indústria da Genética Bovina começou nessa segunda-feira, 29, e encerra domingo, 4, no Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia.

Mantido pelo Governo de Goiás, o Estande do Agro reúne a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e as Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás).

O espaço tem decoração especial, com animais em fibra de vidro e minicarro de boi, exposição de plantas nativas do Cerrado e um sistema demonstrativo de jardim suspenso. Há plantão para tirar dúvidas sobre técnicas agropecuárias; programas estaduais (Bioinsumos, Selo Arte, Crédito Rural e Fundo Constitucional do Centro-Oeste); normas, procedimentos e programas ligados à sanidade animal e vegetal; declarações de vacinação; emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA); declaração e alteração de dados cadastrais.

“A Goiás Genética chega aos 10 anos com uma programação técnica forte, realmente voltada a desenvolver a raça zebu e gerar resultado ao criador. Isso é muito positivo”, elogia o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça. “Vale lembrar também que, em 2022, a AGCZ comemora 50 anos de vida e de luta por uma pecuária com ciência, tecnologia e sustentabilidade. Temos um momento muito especial, portanto, e não poderíamos ficar de fora. Somos parceiros do produtor e vamos levar os serviços do Governo de Goiás até ele durante a feira”, completa.

O presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, reforça que a atuação da Agência vem no sentido de contribuir com o desenvolvimento agropecuário de Goiás. “Estamos sempre próximos ao produtor familiar, e participar de uma exposição como a Goiás Genética amplia ainda mais esse relacionamento que já temos com esse público. Enquanto órgão de assistência técnica e extensão rural, a Emater tem o compromisso de apoiar as famílias rurais no sentido de fortalecer sua cadeia produtiva, garantindo geração de renda e melhoria na qualidade de vida”, ressalta.

Goiás Genética

Organizada pela Associação Goiana de Criadores de Zebu (AGCZ), a Feira de Negócios da Indústria da Genética Bovina (Goiás Genética 2022) terá duração de sete dias, com abertura em 29 de agosto e encerramento em 4 de setembro, no Parque de Exposições Agropecuárias de Goiânia. A programação contempla palestras, mesas-redondas, leilões e concursos. Um dos destaques é a realização da 19º Nacional da Raça Sindi. Programação completa e inscrições pela internet.