O governo de Goiás pretende contemplar 450 agricultores familiares, produtores de leite, no Programa de Melhoramento Genético Bovino para Agricultura Familiar. Lançado por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com apoio da Emater Goiás, as inscrições ficarão abertas até o dia 26 de agosto. A iniciativa faz parte do Goiás Social e contempla inscrições de produtores localizados em todo Estado.

Os interessados em participar do programa devem preencher e enviar o formulário de cadastramento, disponível em: https://goias.gov.br/agricultura/programa-de-melhoramento-genetico-bovino-para-agricultura-familiar/.

Embora os municípios da bacia leiteira do Estado sejam priorizados, produtores de outras localidades podem participar, desde que atendam aos critérios do edital. Segundo o titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, a abrangência estadual reforça o compromisso do Governo de Goiás em promover a inclusão produtiva no campo.

“O programa vai levar inovação e tecnologia para que os pequenos produtores de leite modernizem os rebanhos e aumentem sua renda”, afirmou Rezende.

O que oferece?

Com investimento de R$ 3 milhões oriundos do Fundo Protege, o programa vai selecionar agricultores familiares produtores de leite, oferecendo capacitação técnica e acesso à tecnologia de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), que melhora os índices reprodutivos, eleva a produtividade, qualidade e rentabilidade do produto.

Leia também: Ibama Goiás vê risco de inconstitucionalidade em projeto que libera caça irrestrita de javalis no Estado