Finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico, Larissa Leão lança livro sobre Hélio Pellegrino em Goiânia

02 agosto 2025 às 16h16

COMPARTILHAR
A psicóloga e psicanalista Larissa Leão de Castro, finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, lança neste sábado (2) seu mais recente trabalho, “Hélio Pellegrino: por uma psicanálise política”, no Tô Bar, em Goiânia. O evento está marcado para às 17h40, na Rua 20, nº 1.078, no Centro da capital goiana, com produção executiva de Gilberto David Filho.
A obra resgata o legado intelectual de Hélio Pellegrino (1924–1988), reconhecido como um dos principais nomes da psicanálise brasileira, e propõe uma leitura crítica de suas contribuições teóricas e políticas. Com destaque entre as cinco obras finalistas do Jabuti na categoria Acadêmico, o livro será também representado na cerimônia de premiação, que ocorre no dia 5 de agosto, às 20h, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
Uma psicanálise engajada
Hélio Pellegrino foi responsável pela criação da primeira Clínica Social de Psicanálise no Brasil, iniciativa que teve papel essencial na democratização do acesso ao atendimento clínico no país. Além de sua prática clínica, produziu textos marcados pelo diálogo entre a psicanálise, a crítica social e os direitos humanos, como o ensaio Complexo de Édipo, Pacto Edípico e Pacto Social — traduzido para o inglês e catalogado na Biblioteca Sigmund Freud, em Londres como Oedipus Complex, Oedipal Pact, and Social Pact.
Sua obra, ainda pouco explorada pela historiografia oficial da psicanálise, vem ganhando reconhecimento internacional e figura como verbete exclusivo no Dicionário de Psicanálise, de Élisabeth Roudinesco e Michel Plon — um feito reservado a poucos autores brasileiros.