A exposição “Memórias Afetivas” é um convite para reviver lembranças e sentimentos por meio da arte. A mostra, do Ateliê Ivana Martins, será aberta nesta segunda-feira, 24, às 18h30, no hall da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Serão apresentados 107 trabalhos, que celebram a força do que guardamos na mente e no coração. A visitação é gratuita e segue até o dia 4 de dezembro.

Em entrevista exclusiva para o Jornal Opção, a professora de Artes Visuais, Ivana Martins enfatiza que cada obra da exposição nasce de lembranças, vivências e sentimentos íntimos dos artistas. “Para mim, que renasci após um período delicado de saúde e encontrei na pintura um novo sentido de vida, essa mostra também simboliza cura, resiliência e recomeço”.

“Como professora, me sinto imensamente feliz e orgulhosa. Ver meus alunos se reconhecendo como artistas, vencendo medos e expondo suas obras, muitos deles pela primeira vez, é algo magnífico. É testemunhar o nascimento de uma nova coragem, de uma identidade criativa que floresce. A arte transforma — e eu tenho a honra de acompanhar esse florescer de perto”, diz Ivana Martins.

A mostra conta com pinturas em tela, desenhos, aquarelas sobre papel, pintura em tecido, além de cerâmica e modelagem. Os artistas que integram a exposição são alunos do Ateliê Ivana Martins com idades que vão dos cinco aos 92 anos. As obras traduzem memórias marcantes, que atravessam gerações e se transformam em arte por meio das cores, das formas e das histórias pessoais de cada artista.

Leia também:

Exposição “A Sobrevivência das Raízes” celebra o olhar sobre o povo Kalunga e as ações de cidadania do TJGO em Cavalcante