O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) atendeu 4.094 vítimas de acidentes de trânsito entre janeiro e agosto de 2024, um aumento de 5% em comparação ao mesmo período de 2023, quando 3.903 pacientes foram atendidos. Esses casos representam 11% dos atendimentos de urgência e emergência da unidade.

No contexto do Dia Nacional do Trânsito, celebrado em 25 de setembro, o Hugol aproveita para conscientizar a população sobre segurança no trânsito. Fabrício Cardoso Leão, ortopedista e Diretor Técnico do hospital, destacou que os acidentes afetam não apenas as vítimas, mas também suas famílias e comunidades. Ele reforçou a importância da prevenção e responsabilidade no trânsito, lembrando que pequenas atitudes, como o uso de capacete e cinto de segurança, podem salvar vidas.

A maioria das vítimas atendidas são de acidentes com moto, totalizando 2.735 casos, seguidos por 973 vítimas de acidentes automobilísticos e 386 atropelamentos. A maioria dos pacientes são homens (69%), e quase metade das vítimas (47%) têm entre 30 e 59 anos.