O deputado federal Gustavo Gayer (PL) protocolou, nesta terça-feira, 16, requerimentos dirigidos aos ministérios da Comunicação, da Justiça e da Casa Civil, cobrando esclarecimentos sobre dois episódios recentes que, segundo ele, expõem contradições na política de comunicação do governo federal.

De um lado, o Ministério Público Federal (MPF) voltou a solicitar o fim da concessão da emissora Jovem Pan, acusando o canal de disseminar desinformação. De outro, levantamento publicado pela Revista Veja aponta a alta possibilidade de milícias digitais e robôs a favor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas redes sociais.

Nos documentos apresentados, Gayer questiona quais medidas estão sendo adotadas para monitorar e coibir o uso de perfis falsos, robôs e milícias digitais, especialmente quando ligados a narrativas político-eleitorais. O parlamentar também exige uma posição oficial do Executivo sobre o pedido do MPF de cancelar a concessão da Jovem Pan, que ele classifica como mais um ataque à liberdade de imprensa no país.

“O governo terá de dar respostas. Não aceitaremos qualquer tipo de perseguição nem conivência com manipulação digital em favor de quem está no poder, especialmente quando quem paga essa conta é o povo brasileiro”, afirmou Gayer.

Leia também:

PL troca liderança na Câmara de Goiânia