COMPARTILHAR

Pela primeira vez, uma câmera do Projeto Onças do Iguaçu registrou a presença de um uiraçu (Morphnus guianensis) no Parque Nacional do Iguaçu. Considerada uma das aves de rapina mais raras e imponentes das Américas, a espécie está ameaçada de extinção.

As câmeras do projeto, que monitoram a fauna do parque 24 horas por dia, captaram o momento em que o uiraçu desceu ao solo da floresta. A equipe responsável ficou surpresa com o registro, já que avistamentos dessa ave são extremamente raros, especialmente na região Sul do Brasil.

Saiba mais sobre a espécie

Morphnus guianensis ocorre do sul do México à Bolívia, Paraguai, extremo nordeste da Argentina e Brasil, com registros desde a região norte até o sul do país. Ocorre em baixas densidades e de maneira esparsa, ocupando preferencialmente floresta primária. Os registros na Mata Atlântica são escassos. A situação da espécie na Amazônia é um pouco mais confortável.

A espécie é ameaçada pela perseguição por humanos e pela perda de habitat. Estima-se que a população brasileira deva ser composta por cerca de 1.435 a 2.871 indivíduos maduros. Não foram encontradas informações com dados observados, estimados ou projetados para caracterizar o declínio continuado da população, aproximando a espécie do limiar para categorização como Vulnerável pelo critério C1. Desta forma, M. guianensis foi categorizada como Quase Ameaçada (NT).

Leia também: Mutum-pinima, ave ameaçada de extinção no Brasil, é encontrada em reservas; confira onde