Macaco-aranha é flagrado passeando na praia e surpreende turistas em Tapajós

30 agosto 2025 às 16h26

COMPARTILHAR
O vídeo de um macao-aranha-da-testa-branca (Ateles marginatus) passeando livremente na Floresta Nacional do Tapajós, em Belterra, oeste do Pará, tem feito sucesso nas redes sociais. As imagens mostram o animal caminhando em duas pernas em meio às lanchas, filmado pelos turistas. Nas imagens, feitas pelos ocupantes da embarcação e compartilhadas pelo guia turístico Ewerton Allan nas redes sociais, os visitantes se esforçam para não demonstrarar reação e assustar o animal.
Macaco-aranha ou coatá são denominações a a várias espécies de primatas do gênero Ateles. São macacos que se alimentam principalmente de frutas e habitam as florestas da Amazônia e América Central. Seu nome se deve aos longos braços, pernas e cauda preênsil, que o ajuda a escalar. Todas as espécies de macaco-aranha estão ameaçados de extinção.
O Brasil tem quatro espécies de macacos-aranha, todas considerada em perigo devido ao desmatamento e à caça predatória, na lista da IUCN. As fêmeas dão a luz a um filhote por gestação e cuidam dele por até três anos. Os macacos-aranha podem ultrapassar os 30 anos de idade. As espécies do Brasil são macaco-aranha-preto (Ateles chamek), o macaco-aranha-da-cara-vermelha (Ateles paniscus), o macao-aranha-da-testa-branca (Ateles marginatus) e o macaco-aranha-do-peito amarelo (Ateles belzebuth).