Dois irmãos gêmeos nasceram na Indonésia com uma condição rara. Apesar de terem toda a parte superior do corpo sem alterações, seus corpos estão fundidos pela parte inferior de ambos. Por isso, eles compartilham três pernas, a bexiga, o intestino, um pênis e um ânus.

De acordo com o relatório do American Journal of Case Reports, os meninos são o terceiro e quarto filhos da família. Seus pais desconhecem qualquer histórico familiar de anomalias congênitas e a gravidez não apresentou complicações até o momento do parto.

Gêmeos siameses são raros, a estimativa aponta para algo em torno de uma pessoa a cada 45 mil, no mínimo. Aqueles que são unidos pela pelve, são denominados isquiópagos. Esses são ainda mais raros, cerca de 10% de todos os siameses.

Devido à forma de união entre eles a mobilidade de ambos ficava comprometida | Foto: Reprodução

Durante os primeiros três anos de vida, eles estavam não apenas juntos, mas literalmente unidos. Por conta disso, não conseguiam se sentar e ficavam deitados, de costas, incapazes de se erguerem sem ajuda.

Como os pais são moradores de uma zona remota, os meninos raramente fizeram exames hospitalares após o nascimento. Então a cirurgia se tornou ainda mais difícil, e os médicos debateram se deveriam ou não tentar separar os gêmeos.

Foi quando os cirurgiões do Hospital Hasan Sadikin em Bandung, na Indonésia decidiram que seria melhor realizar a cirurgia. Removeram a perna compartilhada pelas crianças e reconstruíram os ossos pélvicos, para que eventualmente pudessem sentar e ficar de pé.

Segundo o relatório médico, não houveram complicações depois da cirurgia e a mobilidade de ambos melhorou. A última consulta foi três meses após o procedimento, os meninos já eram capazes de flexionar a parte superior do tronco.

Leia também:

Gêmeas siamesas explicam dinâmica para namorar: “É preciso chegar a um acordo”

Histórias de gêmeos siameses mostram por que Goiás é referência nacional em cirurgia de separação

Zacharias Calil realiza sua vigésima cirurgia de separação de gêmeos siameses