O cantor sertanejo Zezé di Camargo, da dupla com Luciano, anunciou que sua esposa Graciele Lacerda está grávida do primeiro filho do casal. Os dois já haviam tentado fertilizações in vitro (FIV), porém não obtiveram sucesso. Zezé tem 61 anos e Graciele 43. O sertanejo já havia feito uma vasectomia anteriormente. 

O casal anunciou a gravidez em publicação conjunta no Instagram. Ao som da canção ‘É o amor’ da dupla Zezé di Camargo e Luciano, os dois anunciam: “O nosso milagre”. Nos comentários, amigos e familiares do casal, além dos fãs do sertanejo, parabenizam os dois e desejam saúde e felicidades ao bebê. Wanessa Camargo, filha de Zezé em outro casamento, comentou: “Que benção! Que Deus ilumine esse novo ciclo em suas vidas! “.  

Especialistas explicam, ao jornal O Globo, que existem riscos para gestações após os cinquenta anos. Tanto mulheres, quanto homens encontram mais obstáculos ao tentar ter filhos após os cinquenta anos. Normalmente, pais que decidem ter filhos após os 50 anos têm maior risco de ter filhos prematuros, autismo, doenças psicológicas e bebês com alteração nos cromossomos (material genético). 

Diferentemente das mulheres que nascem com uma contagem limitada de óvulos, os homens continuam produzindo espermatozóides até o fim da vida, entretanto a qualidade dessas células diminui após os 45 anos, e se deteriora ainda mais após os 50 anos. 

Os homens começam a produção de espermatozóides na pré-adolescência, e em alguns casos já na adolescência, entre os 10 e 14 anos de idade. Com a diminuição dos níveis hormonais após os 45 anos, as inúmeras divisões celulares enfraquecem a qualidade dos gametas e também diminuem sua capacidade de reprodução. 

O médico especialista em saúde reprodutiva, Edson Borges, explicou ao Globo que com o passar do tempo o telômero (estrutura que protege o DNA e controla o tempo/ritmo das divisões celulares) vai se enfraquecendo, o que pode trazer erros nos números de cromossomos necessários para a fecundação. 

Estudos apontam para um aumento de 20% nas chances da mulher sofrer um aborto e 15% de haver má formação do feto. A Escola de Medicina da Universidade Stanford realizou estudo analisando mais de 40 milhões de partos e descobriu que filhos de homens com mais de 35 anos nascem com menos peso, maior chance de sofrerem convulsões, ou necessidade de ventilação mecânica após o parto. Para pais com mais de 50, é percebido um aumento de 28% nas chances do bebê precisar de cuidados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal.

O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Alfredo Canalini, explicou ao Globo que outro fator que contribui para a maior dificuldade em conseguir gestações após os 50 anos é a diminuição do volume da ejaculação. Na juventude, o volume esperado para a ejaculação gira em torno de 2 a 5 milímetros. Já em homens acima de 50 anos, esse volume diminui de 0,6 a 0,8 milímetros, cerca de 20% do total. Com o passar do tempo, a tendência é diminuir ainda mais, perdendo cerca de 0,15% a 0,5% desse volume por ano. 

Leia também: Sequestrador de Wellington Camargo é preso com carga de cocaína que seria entregue na Europa

A briga na Justiça entre Zezé di Camargo e a Saneago

Apesar das dificuldades que surgem com a idade, os tratamentos medicinais contemporâneos permitem gravidezes após a juventude. Com atenção médica e recursos suficientes, casais mais velhos conseguem ter filhos saudáveis. O caso do apresentador Roberto Justus, de 65 anos, serve como exemplo: ele e sua esposa Ana Paula Siebert, de 34, tiveram sua primeira filha, Vicky, de dois anos, conseguiram engravidar após atenção médica à saúde reprodutiva de Justus.