Zelensky anuncia avanço em negociações de paz e pode se reunir com Putin após encontro com Trump e líderes europeus

19 agosto 2025 às 09h33

COMPARTILHAR
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta terça-feira, 19, que haverá “garantias de segurança” para o país após negociações em Washington com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e líderes europeus. O encontro aconteceu na segunda-feira, 18 e, segundo o ucraniano, representou “um passo significativo para pôr fim à guerra”.
Em publicação nas redes sociais, Zelensky destacou que as conversas já trabalham em “conteúdo concreto” para um possível acordo. “A Ucrânia sente essa força e faremos tudo para tornar o caminho para a paz uma realidade”, disse.
Reunião trilateral em pauta
Após receber Zelensky e sete líderes europeus na Casa Branca, Trump telefonou para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e afirmou estar preparando um encontro trilateral. Se confirmado, será a primeira reunião entre os presidentes da Rússia e da Ucrânia em três anos e meio de guerra.
O Kremlin confirmou a ligação, mas classificou a possibilidade de encontro apenas como uma ideia inicial. Zelensky, por sua vez, disse estar pronto para se reunir com Putin, sem exigências prévias.
Apoio militar e garantias
Segundo o jornal Financial Times, Zelensky se comprometeu a comprar US$ 100 bilhões em armas dos Estados Unidos em troca de garantias de segurança. A promessa teria sido feita diretamente a Trump durante a reunião em Washington.
O presidente norte-americano declarou ainda que Putin aceitou discutir garantias de segurança para países europeus aliados da Ucrânia.
Possível concessão territorial
Apesar do tom positivo das negociações, Trump admitiu que a Rússia pode manter sob seu controle cerca de 20% do território ucraniano, já ocupado militarmente desde o início da guerra. O tema é considerado um dos principais pontos de impasse para a assinatura de um eventual acordo de paz.
O que diz Zelensky
No comunicado oficial, o presidente ucraniano reforçou que seguirá as tratativas em diferentes níveis diplomáticos:
“Ontem ocorreram importantes conversas em Washington com o Presidente dos Estados Unidos e líderes europeus. Este foi realmente um passo significativo para pôr fim à guerra e garantir a segurança da Ucrânia e do nosso povo. Já estamos trabalhando no conteúdo concreto das garantias de segurança.”
Leia também: Trump e líderes europeus exigem garantias de segurança para paz entre Rússia e Ucrânia