Zacharias Calil é chamado às pressas, na Bahia, para separar gêmeas siamesas
05 novembro 2020 às 15h21

COMPARTILHAR
As meninas nasceram unidas pelo abdômen e devido ao estado de saúde grave de uma delas a cirurgia será antecipada
O cirurgião pediátrico e deputado federal Zacharias Calil foi chamado para operação de emergência em Salvador, para onde viaja no final desta tarde de quinta-feira, 5. Ele comandará a equipe que fará a cirurgia de separação das gêmeas siamesas que nasceram na Capital baiana no dia 29 de outubro.
O procedimento será realizado no máximo até esta sexta-feira,6, já que uma das meninas apresentou uma complicação cardíaca. Zacharias foi chamado pela também cirurgiã Célia Brito, que acompanha o caso na Bahia e encaminhou ao colega de Goiás resultados de exames e imagens das recém-nascidas para conhecimento do caso e planejamento da cirurgia de separação.
As meninas são filhas de uma jovem de 18 anos e nasceram na Capital baiana. Embora o estado de saúde das três seja estável, a detecção de uma cardiopatia – ou seja, uma irregularidade no coração – em uma das bebês, os médicos optaram por realizar a operação, para evitar o agravamento do estado de saúde.
“Essa cardiopatia é um fator complicador, por isso a médica Célia Brito achou por bem indicar a cirurgia o mais breve possível”, explica Zacharias. O cirurgião também detalhou que as meninas tem pele o suficiente e estão unidas apenas pelo fígado, o que facilita o procedimento. Este é o 19º caso de separação de gêmeos siameses do qual Zacharias Calil vai participar.