Votação da reforma da Previdência pode ficar para próxima semana
03 julho 2019 às 17h06

COMPARTILHAR
Oposição deve articular para atrasar o cronograma; presidente do colegiado precisa passar cinco pedidos de adiamento na pauta

O relator da reforma da Previdência na comissão especial da Câmara para tratar o tema, Samuel Moreira (PSDB-SP), já atua na terceira versão da proposta, conforme informado à Folha de S.Paulo pelo presidente da comissão especial, Marcelo Ramos (PL-AM). Inclusive, ele convocou uma nova sessão do colegiado nesta quarta, 3, e a votação pode ser adiada, mesmo antes do novo parecer ser apresentado.
A expectativa é de que a oposição articule para atrasar o cronograma da reforma. Caso isso ocorra, a votação fica para a próxima semana. O presidente da comissão especial já tem cinco pedidos de adiamento de análise de relatório para colocar na pauta. Ele afirmou que, caso um deles seja aprovado, não dependerá mais dele.
Expectativa
Para aliados do governo, ainda é possível terminar a análise do texto nesta semana. Apesar de não ter tido acordo com governadores da oposição, a expectativa é que o novo relatório ainda inclua servidores de estados e municípios.
Porém, parlamentares do centrão dizem que, conforme acordo, o relatório não traria medidas para afetar servidores estaduais e municipais. Para eles, o desgaste deve ficar para governadores e prefeitos.
Caso o relatório não inclua esses entes, caberá a colocação de emenda em plenário, com anuência de, pelo menos, 308 deputados. (Com informações da Folha de S.Paulo)