Visando trazer celeridade à vacinação, Anvisa antecipa vistoria em fábricas das vacinas Covaxin e Sputnik V
14 fevereiro 2021 às 17h45

COMPARTILHAR
Nenhum dos dois imunizantes tem pedido para uso emergencial ou aplicação em massa no país. No entanto, a inspeção das fábricas antes do pedido formal acelera o processo de análise e de aprovação para a aplicação do medicamento na população

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou que irá vistoriar, já no início de março, as instalações de duas fábricas responsáveis pela produção de vacinas contra a Covid-19. Uma delas é a Coxavin, desenvolvida por um laboratório indiano. A outra é a Sputnik V, criada pelos russos mas com fabricação brasileira.
A primeira a ser vistoriada será a Coxavin. Segundo o órgão a inspeção acontecerá entre os dias 1 e 5 de março. A fiscalização será realizada nas instalações da Precisa Farmacêutica, representante do laboratório indiano no País. Depois será a vez da vistoria da União Química, parceira do instituto russo no Brasil. Essa, deve ocorrer entre os dias 8 e 12 de março.
Conforme destacado pela Agência Brasil, nenhum dos dois imunizantes tem pedido para uso emergencial ou aplicação em massa no país. No entanto, a inspeção das fábricas antes do pedido formal acelera o processo de análise e de aprovação para a aplicação do medicamento na população. Caso as fábricas estejam de acordo com os padrões da Anvisa, receberão o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF). (Com informações da Agência Brasil)
