Vírus causador da dengue hemorrágica é diagnosticado em quase 100% dos casos em Goiânia
21 março 2019 às 10h14

COMPARTILHAR
Apesar do número impactante, Secretaria Municipal de Saúde desconsidera situação alarmante e argumenta que risco de contaminação atual é médio

que diminuir a quantidade de mosquitos “é uma forma de quebrar a cadeia e diminuir quantidade de doentes por dengue” / Foto: Divulgação
Diante dos dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), pode-se afirmar que a circulação do vírus causador da dengue hemorrágica na capital aumentou. Apesar do órgão desconsiderar a situação alarmante — eles argumentam que o risco de contaminação atual é mediano —, dos 5.280 casos notificados no município este ano, quase 100% foram diagnosticados como tipo 2, causador da forma hemorrágica da doença.
Apesar do impacto causado pelos números divulgados pela SMS, o órgão ressaltou ao Jornal Opção que os dados apontam para uma “tendência a diminuição de casos ao longo dos anos”. Segundo a secretaria, “esses indicadores são positivos e traduzem os esforços de prevenção do município em relação a saúde pública”.
Contudo, apesar da expectativa positiva, a Secretaria lembra que diminuir a quantidade de mosquitos “é uma forma de quebrar essa cadeia e diminuir a quantidade de doente por dengue”. O órgão argumenta que para inibir o número de casos tem trabalhado de maneira a investigar os bairros, bem como os possíveis locais de contaminação da cidade.