Circulou nas redes sociais, nos últimos dias, um vídeo que supostamente mostraria alunos de uma universidade federal organizando uma competição para decidir quem conseguiria “bolar o melhor baseado”. A gravação gerou indignação e foi utilizada por perfis para criticar a suposta “falta de responsabilidade” dentro das instituições públicas de ensino superior.

No entanto, a informação é falsa. O episódio não ocorreu em nenhuma universidade federal. A filmagem foi registrada em Bauru, São Paulo, durante um evento de reativação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), instância representativa de todo o corpo discente da instituição local.

Segundo apuração, o momento exibido nas redes sociais aconteceu no intervalo entre duas plenárias do encontro estudantil. A atividade que aparece no vídeo não tinha relação com uso de drogas ilícitas. Tratava-se de uma competição lúdica para ver quem conseguia bolar o melhor cigarro de tabaco.

A versão de que o evento seria uma “competição de baseados” é uma mudança do contexto. Nenhum registro aponta consumo ou incentivo ao uso de maconha ou outras drogas no local.

Leia também

Entenda como a cocaína e a maconha entram e saem de Goiás