Um vídeo registrado por uma câmera de segurança mostra o transbordamento do rio Llano, no estado do Texas (EUA), em menos de dez minutos, após chuvas fortes atingirem a região na última sexta-feira, 4.

O nível do rio Llano começou a subir rapidamente às 17h10 (horário local) e, em apenas oito minutos, já havia inundado completamente uma travessia. Às 17h30, a área estava submersa, e às 17h45, as autoridades bloquearam o acesso para garantir a segurança da população. Veja:

Estima-se que o rio subiu cerca de 8 metros em apenas 45 minutos. As imagens foram captadas por Robert Ivey, morador da região, que acompanha a travessia com câmeras de segurança 24 horas por dia.

“Eu gravo a travessia 24 horas por dia, 7 dias por semana”, afirmou Ivey à agência Storyful. De acordo com autoridades locais, o número de mortos chegou a pelo menos 81 pessoas, sendo 28 crianças.

Equipes de resgate continuam as buscas por dez meninas e uma monitora que participavam de um acampamento cristão conhecido como Camp Mystic. No total, pelo menos 41 pessoas estão desaparecidas, mas esse número pode ser ainda maior, segundo o governador do Texas, Greg Abbott.

O Texas permanece em estado de alerta para novas tempestades. O Serviço Meteorológico Nacional dos EUA (NWS) emitiu avisos para Austin, San Antonio e outras regiões próximas, onde a previsão é de até 250 milímetros de chuva nas próximas horas.

“Estamos meio saturados agora. Portanto, qualquer quantidade adicional pode causar inundações”, alertou o meteorologista Jason Runyen ao The New York Times.

Leia também: Buscas por 27 crianças continuam no Texas, onde enchentes deixaram ao menos 27 mortos; vídeo