Um vídeo enviado por um leitor ao Jornal Opção nesta sexta-feira, 19, mostra o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), supostamente repreendendo um motorista de caminhão-betoneira que descarregava concreto na rua, próximo à calçada. Nas imagens, é possível perceber Mabel dando algumas orientações ao condutor.

Vídeo

Desde o dia 4 de junho, está proibida a carga e descarga de caminhões fora dos limites das construções civis em Goiânia. A restrição decorre do Decreto nº 2.716/2025, publicado pela Prefeitura; veja.

Segundo o Paço Municipal, a medida busca minimizar os impactos dessas atividades sobre a mobilidade urbana, o trânsito, a segurança de pedestres e o uso do espaço público.

De acordo com Mabel, a nova norma responde a uma demanda crescente por regulamentação diante da ocupação desordenada das vias públicas por veículos pesados em canteiros de obras, especialmente em regiões densamente urbanizadas. A ausência de regras específicas, segundo ele, vinha gerando prejuízos à mobilidade, conflitos no uso do solo urbano e riscos à segurança de motoristas e pedestres.

A reportagem entrou em contato por telefone com a Brasmix Engenharia de Concreto, proprietária do caminhão, mas as ligações não foram completadas. O espaço segue aberto.

Leia também:

Comissão da Câmara de Goiânia marca prestação de contas de Mabel para a próxima semana

Decreto define novas regras para carga e descarga em obras de Goiânia; veja o que muda