Vídeo: Boeing 737-800 quase sai da pista ao decolar de Congonhas

12 agosto 2021 às 11h38

COMPARTILHAR
Cenas mostram que avião usou praticamente toda a extensão do piso para levantar voo, o que fez a altura bastante reduzida
Uma decolagem no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, viralizou nas redes sociais e ganhou repercussão internacional, por mostrar um Boeing 737-800 da empresa Gol usando praticamente toda a pista para sua decolagem.
Nos comentários em cada postagem sobre o assunto, muitos questionamentos sobre se aquilo seria um incidente involuntário ou se teria havido alguma infração de regras ou risco à segurança de voo em tal procedimento. Veja o vídeo:
Video captures GOL 737-800 almost running out of runway on takeoff from Sao Paulo-Congonhas Airport, Brazil. Video by Plane Spotter Joinville pic.twitter.com/UvOYDnG8Js
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) August 11, 2021
O fato é que o procedimento foi extraordinário, bem diverso das decolagens convencionais na pista, encrustada no meio da metrópole e que já foi palco de duas grandes tragédias da aviação: a queda do Fokker 100 da TAM sobre o bairro do Jabaquara, em 1996, e a colisão de outra aeronave da empresa, um Airbus, com um prédio, em uma aterrissagem descontrolada, em 2007.
No vídeo, o Boeing 737-800 parte de Congonhas pela cabeceira (35L) e sai do solo já bastante próximo da cabeceira oposta (17R), passando sobre ela a uma altura bastante reduzida se comparada à geralmente vista nas decolagens padrão.
A gravação foi publicada no YouTube pelo canal Plane Spotter Joinville, que fez uma maratona de transmissão ao vivo da movimentação de Congonhas no dia 24 de julho e capturou a cena.