Vanderlan diz que Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro, pode ser aprovada no Senado na quarta-feira
10 dezembro 2025 às 16h28

COMPARTILHAR
O vice-presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, Vanderlan Cardoso (PSD), informou, em declaração ao Jornal Opção nesta quarta-feira, 10, que o PL da Dosimetria – que reduz as penas dos presos envolvidos nos ataques do 8 de janeiro – deve ser votado e aprovado na Casa na próxima quarta-feira, dia 17 de dezembro.
“Vamos trabalhar para aprovar a proposta na Comissão na quarta pela manhã, para que seja votada e aprovada no mesmo dia, à tarde”, disse o parlamentar.
O presidente da CCJ, senador Otto Alencar, também do PSD, designou o senador Esperidião Amin (PP) como relator do projeto no Senado. Esperidião é um senador da direita tradicional que, nos últimos anos, acabou ficando próximo do bolsonarismo.
O PL da Dosimetria foi aprovado na Câmara dos Deputados na madrugada desta quarta. A proposta especifica mudanças nos tipos de crime aceitos para progressão de pena e passa a permitir também a progressão de pena em regime domiciliar, e é vista como um “ponto de equilíbrio” em substituição à anistia “geral e irrestrita” tal qual defendida por bolsonaristas radicais.
Caso seja aprovado no Senado e sancionado, a pena de Jair Bolsonaro, por exemplo, pode passar de 27 anos para menos de três.
