Verstappen vence GP de Abu Dhabi, mas Lando Norris fica com título
07 dezembro 2025 às 13h11

COMPARTILHAR
A F1 2025 terminou com um desfecho histórico no GP de Abu Dhabi. Apesar da vitória de Max Verstappen, o grande protagonista do fim de semana foi Lando Norris, que conquistou seu primeiro título mundial de Fórmula 1 e encerrou um jejum de 17 anos da McLaren sem campeonatos.
Oscar Piastri completou o pódio em segundo lugar. A última vez que a McLaren havia sido campeã foi em 2008, com Lewis Hamilton. Com o resultado deste domingo, a equipe britânica encerra também o domínio de quatro temporadas de Verstappen sob o regulamento do efeito solo, que se despede da categoria em 2025.
No circuito de Yas Marina, McLaren e Red Bull transformaram a prova em um “xadrez estratégico”. A equipe inglesa dividiu as estratégias entre Norris e Piastri, enquanto a RBR apostou na habilidade de Verstappen e no uso de Tsunoda como possível aliado, tentativa que não funcionou.
Mesmo com uma prova forte, Verstappen não conseguiu impedir o título de Norris, que se defendeu bem das investidas de Charles Leclerc e garantiu o terceiro lugar, suficiente para confirmar o campeonato.
Gabriel Bortoleto, que largou em sétimo, não conseguiu se manter na zona de pontuação. Foi ultrapassado por Alonso, Ocon, Bearman e Stroll ao longo da prova. Após seu pit stop na volta 16, chegou a figurar próximo do top 10, mas perdeu rendimento na fase final.
Beneficiado pela punição a Bearman, subiu de 12º para 11º lugar. Na largada, Verstappen manteve a liderança, e Piastri superou Norris. Verstappen segurou a ponta na primeira curva, enquanto Piastri ultrapassou Norris e assumiu o segundo lugar.
Leclerc ganhou a posição de Russell e passou a pressionar o top 3. Alonso avançou para 5º, e Bortoleto manteve o 7º posto. Piastri abriu a segunda volta passando Norris. O inglês passou a ser pressionado por Leclerc, mas conseguiu manter vantagem mesmo com pneus degradados.
Após pararem juntos na volta 17, Norris voltou forte, ultrapassando Antonelli, Sainz, Lawson e Stroll. Ocon parou, e Norris subiu para quarto atrás de Tsunoda. O japonês tentou segurar o inglês, mas Norris o ultrapassou com facilidade.
A direção de prova avaliou a manobra, mas não puniu o campeão. Já Tsunoda levou 5s por condução errática. Norris consolidou o terceiro lugar com mais de 3s para Leclerc antes da segunda parada nos boxes, na volta 41.
Verstappen liderou as primeiras voltas, parou e retornou atrás de Piastri, mas rapidamente recuperou terreno. Na volta 41, ultrapassou o australiano e retomou a liderança. Piastri parou logo depois e permaneceu à frente de Norris.
Nas últimas voltas, Norris se aproximou do companheiro, mas Piastri manteve o segundo lugar. A Fórmula 1 entra agora em férias e retorna em 8 de março de 2026.
Leia mais: Rayssa Leal se torna tetracampeã da Street League, em São Paulo
