Vereadores pedem reabertura de bares e restaurantes em Goiânia
19 maio 2020 às 11h20

COMPARTILHAR
O líder do prefeito na Câmara, Wellington Peixoto (DEM), adiantou que a prefeitura estuda a flexibilização de outras atividades econômicas

Na sessão ordinária desta terça-feira, 19, o vereador Anselmo Pereira (MDB) apresentou requerimento em que pede a flexibilização para reabertura de bares e restaurantes de acordo com os protocolos de segurança na capital. Ele relatou que esteve no Hospital do Câncer e verificou várias pessoas em tratamento comprando marmita e comendo na rua.
“Saiu hoje uma determinação da justiça federal para reabertura de bares e restaurantes desde que cumpridos os protocolos de segurança”, justificou o parlamentar ao pedir apoio dos pares. “Principalmente os estabelecimentos que ficam próximos aos hospitais”, completa.
Já o vereador Dr.Paulo Daher (PMN) apresentou decreto legislativo em parceria com Felisberto Tavares (Patriota) com o objetivo de flexibilizar todas as atividades na capital. O parlamentar defendeu a iniciativa sob a justificativa de que existem leitos disponíveis e defendeu o tratamento com a substância cloroquina.
Região da 44
Carlin Café (MDB) concordou com o posicionamento dos colegas e expôs a situação dos lojistas da 44, manifestando preocupação com a taxa de desemprego. “Sabemos que é preciso cumprir todos os cuidados como o uso de máscaras, álcool em gel, mas é preciso pensar em quantas famílias sobrevivem das lojas na 44”, ponderou.
A vereadora Dra. Cristina (PL) também usou a fala para apoiar a reabertura de bares e restaurantes com as devidas medidas de proteção. Ela apresentou requerimento para pedir ainda a instalação de lavatório para as mãos nas unidades de saúde. “Quero concordar e apoiar a reabertura de bares e restaurantes próximos a hospitais, com critérios e com garantia de isolamento”, concluiu.
Denício Trindade (MDB) aproveitou a oportunidade e apresentou requerimento pedindo a reabertura de escolas profissionalizantes de vigilantes e de enfermagem e noutros cursos na área da saúde. Enquanto isso, Zander comentou que esteve na prefeitura para pedir o retorno dos treinos dos times de futebol, com os devidos protocolos de segurança.
Ou enfrentamos o problema e começamos a planejar a reabertura ou teremos uma quebradeira geral
O presidente da Casa, vereador Romário Policarpo (Patriota), também demonstrou preocupação em relação aos times de futebol. “Também quero fazer coro à reabertura da 44. Estamos com 60 dias de fechamento e não temos perspectiva de cura”, argumentou.
O vereador Zander (Pariota) também se manifestou pela volta dos treinos e jogos de futebol. “Os times precisam urgentemente voltar a treinar”, destacou.
“Não estamos falando da reabertura desenfreada da região. Precisamos ter cuidado com as galinhas dos ovos de ouro da capital, que é a região da 44. São oito quadras que geram 150 mil empregos no estado, com uma venda anual que chega a R$8 bi, maior que o PIB de Goiânia. Ou enfrentamos o problema e começamos a planejar a reabertura ou teremos uma quebradeira geral”, defendeu Policarpo.
O líder do prefeito na Câmara, Wellington Peixoto (DEM), adiantou que a prefeitura estuda a flexibilização de outras atividades econômicas. “Ontem na reunião do gabinete de crise defendi a reabertura responsável da 44. A secretária inclusive afirmou que já está analisando a flexibilização de outras áreas”, explicou.