Vereadores iniciam articulação para a eleição de Mesa Diretora
20 novembro 2020 às 12h54

COMPARTILHAR
Grupos de parlamentares começam a ser formados para a indicação de candidatos; nome de atual presidente é o mais citado pelos membros da Casa

A movimentação de vereadores por conta da eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Goiânia já começou. Apesar de incipiente, por conta da indefinição sobre o nome do próximo prefeito de Goiânia — o que altera toda a costura —, alguns nomes já começam a surgir nas conversas de bastidores.
O nome mais citado, neste momento, é o do atual presidente da Casa, Romário Policarpo (Patriota). O que é natural e acentua-se por Romário ser um dos poucos parlamentares que já começaram a articular neste sentido.
No entanto, vereadores ouvidos pela reportagem também citaram nome de Sabrina Garcêz (PSD), que poderia ter alguma vantagem na disputa, caso Vanderlan Cardoso seja eleito prefeito.
Procurada pela reportagem, a parlamentar disse que não tem essa ambição e que a ascensão de seu nome deve-se à sua elogiada atuação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). “Essa é uma disputa muito complicada. Sou de grupo e minha maior preocupação é a votação de pautas importantíssimas como Plano Diretor, Código Tributário”, afirmou, ao negar que seja candidata.
Reeleito, Lucas Kitão (PSL) diz não estar envolvido, ao menos por ora, na escolha da nova direção da Casa. “É um momento de conversa, mas eu particularmente estou aguardando a definição em relação à prefeitura. Posso dizer apenas que eu não tenho essa pretensão”, assegurou.
Léia Klebia (PSC) também foi citada entre os parlamentares que tem discutido o assunto com colegas. Mas, ao menos neste início de debates, a tendência é que as conversas tenham o objetivo de formar grupos na Casa. Só então, a partir destes grupos é que saem o nome dos candidatos.
Também existe uma conversa, em andamento, que envolve novos vereadores. O burburinho é que um grupo de recém-eleitos busca se fortalecer para a eleição da Mesa. Por fim, é bom lembrar que a escolha também sofre, tradicionalmente, influência direta tanto do Paço quanto do Palácio das Esmeraldas.