COMPARTILHAR

Paciente não precisará passar pela triagem, tendo um atendimento privativo, até para resguardar sua privacidade

Foto: Marcos Santos/EBC

Os vereadores de Aparecida de Goiânia aprovaram matéria que institui o atendimento e apoio psicológico preferencial e prioritário às pessoas vítimas de assédio moral, violência sexual e domésticas na rede municipal de saúde. A proposta foi apresentada pelos vereadores Bira Contador (PSDC) e William Panda (PCdoB).

Para ter acesso ao benefício será necessária a apresentação do boletim de ocorrência policial, sendo que o paciente não precisará passar pela triagem, tendo um atendimento privativo, até para resguardar sua privacidade.

Segundo os autores, o objetivo do projeto é facilitar que as vítimas desse tipo de violência procurem ajuda especializada. “Quem sofre esse tipo de violência fica fragilizado, com medo, se sentindo culpado, o que dificulta a busca por atendimento de especialistas. Diante desse cenário, é fundamental, como forma de amenizar o trauma, que tenham um atendimento psicológico imediato e prioritário, reduzindo os riscos possíveis para sua saúde mental”, explicou William Panda.