Câmara aprovou modificação no regime de arrecadação da Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (Cosip) e Prefeitura de Goiânia deixará de repassar R$ 300 mil mensais à Enel

Durante a votação na Câmara Municipal de Goiânia que aprovou o projeto de Lei do prefeito Iris Rezende (MDB) que altera o regime de arrecadação da Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (Cosip) da Prefeitura de Goiânia, o vereador Denício Trindade (SD) apresentou uma emenda que o valor arrecadado pela prefeitura fosse direcionado para a iluminação pública e reparos de lâmpadas, fiação e luminárias no trecho do perímetro urbano do município das rodovias estaduais e federais.

Assim, o valor mensal que deixará de ser repassado à Enel é de R$ 300 mil ao mês. No entanto, o Plenário rejeitou a emenda de Denício, após longo debate entre os vereadores. Ao Jornal Opção, o vereador disse que propôs a emenda para tentar resolver a situação de calamidade no perímetro urbano das rodovias goianas.

“Fizemos um requerimento ao governo estadual para que ele permanecesse responsável por esse serviço, mas recebi uma informação extraoficial de que não existe alternativa e os municípios terão que assumir essa responsabilidade”, afirmou o parlamentar. “Nós, parlamentares, somos cobrados em relação a essa situação”, complementou Denício, ao enfatizar que o governador pegou um Estado sucateado e cofres vazios, não restando outra saída para o imbróglio.