Vereador Novandir apresenta mandado de segurança para suspender CEI do Limpa Gyn: ‘Totalmente ilegítima’

02 setembro 2025 às 11h33

COMPARTILHAR
O vereador Sargento Novandir (MDB) apresentou um mandado de segurança contestando a formação de blocos na Câmara Municipal de Goiânia para indicar membros da Comissão Especial de Inquérito (CEI) do Consórcio Limpa Gyn. O parlamentar pede à Justiça a suspensão da criação da comissão, argumentando que o processo de formação dos grupos seria inconstitucional. Ele também cita que o Regimento Interno da Casa tem falhas que permitiram erros no processo.
“Infelizmente, o Regimento Interno da Câmara de Goiânia é falho nesse sentido”, afirmou Novandir, em coletiva nesta terça-feira, 2. “Conversei com um advogado que mostrou os erros na instauração dessa CEI, e por isso recorremos à Justiça para suspender”, explicou.
Além do aspecto jurídico, o parlamentar destacou preocupação política. Ele considera ilegítimo investigar o Consórcio Limpa Gyn neste momento, já que a gestão do prefeito Sandro Mabel (UB) completou apenas oito meses.
“O Consórcio Limpa Gyn começou a operar em março de 2024, quando Goiânia estava em situação precária de coleta, com lixo acumulado e urubus nas lixeiras. Não houve investigação naquele período. Hoje, entendemos que essa CEI é totalmente ilegítima, também pela questão política”, afirmou o parlamentar.