Após declaração do líder do prefeito na Câmara Municipal, Igor Franco (MDB), que disse que não aceitaria a exaltação da figura de Zé Pilintra na Tribuna da Casa de Leis, o vereador Fabrício Rosa (PT) levou a imagem do santo da umbanda para o plenário do Legislativo Municipal e defendeu a pluriregiliosidade e o respeito ao sagrado de todas as religiões.

“Desde 1981, esse país, escolheu por respeitar todas as religiões. Dizer que somos um estado laico e um parlamento laico é dizer que todas as religiões”, disse Rosa. “Dizer que somos um estado laico e um país laico é dizer que todas as religiões são bem vindas”.

Na semana passada, Franco chegou a sugerir mudanças no regimento interno da Tribuna Livre da Câmara. O parlamentar disse que enquanto fosse vereador não permitiria que a figura da entidade de religiões de matrizes africanas fossem exaltadas no Plenário da Casa. A crítica foi motivada depois que, em uma audiência pública sobre o Hip Hop goianiense, um participante exaltou as figuras de Jesus Cristo e Zé Pilintra.

Rosa considerou que a fala de Franco como racista e que prega o racismo religioso. “Se um santo católico sofresse essa violência nessa Casa, também aqui eu estaria pra dizer que eles são bem vindos. Se os véus muçulmanos sofressem uma violência de pessoas que se dizem liderança do executivo, eu estaria aqui para dizer que eles são bem vindos. Zé Pilintra é bem vindo”, completou.

Leia também:

As desprezíveis palavras do vereador de Goiânia Igor Franco sobre religiões de matrizes africanas

Advogado de servidores da Comurg em caso de rachadinha também atua como assessor de vereador de Goiânia