Vereador de Mundo Novo acusa José Nelto de desvio de emenda à saúde; deputado nega
14 novembro 2025 às 16h35

COMPARTILHAR
O vereador José Ubiratan Ramos de Oliveira (PP), conhecido como Miranda, acusa o deputado federal José Nelto (PP) de pressionar a secretaria municipal de Saúde para desviar uma emenda destinada à compra de equipamentos, entre eles um aparelho de raio-x e um de ultrassonografia, para custear uma festa de rodeio.
Durante sua fala, registrada em áudio, o vereador afirmou que o deputado agia com incoerência e tentava manipular a destinação das verbas. Miranda insistiu que José Nelto teria pressionado a gestão municipal a alterar o destino de uma emenda de R$ 400 mil.
“Esse próprio deputado, Zé Nelto, já prometeu uma verba específica para a saúde, para comprar o raio-x e a ultrassonografia, mas queria que a senhora secretária desviasse o dinheiro de 400 mil para fazer a festa de rodeio”, acusou.
O vereador também questionou por que o deputado deixou de enviar recursos específicos para a compra dos equipamentos. “E por que agora ele não dá específico para os equipamentos? Porque dá para custear. É o que convém para ele no momento”, criticou.
Deputado nega acusação: “Nunca conversei sobre desviar dinheiro”
Procurado pelo Jornal Opção, o deputado José Nelto negou veementemente as acusações e confrontou diretamente a secretária municipal de Saúde, Maria Madalena de Paula, em uma ligação gravada. O parlamentar afirma que jamais pediu desvio de recursos e que a parceria com o município sempre foi transparente.
“Um vereador fez uma acusação muito séria usando o nome da senhora, dizendo que eu procurei a senhora para desviar o dinheiro da saúde que eu mandei para comprar o aparelho de raio-x e ultrassonografia, para fazer festa de peão. A senhora já teve essa conversa comigo?”, pergunta Nelto. A secretária responde: “Não.”
O deputado prossegue explicando o acordo feito com a prefeitura: “A conversa foi combinada com a prefeita e os vereadores. Eu pagava as contas da Saúde, dos 15%, e a prefeita compraria os equipamentos”. Maria Madalena confirma: “Sim. Foi acertado para o custeio e ela tira o dinheiro do Tesouro e compra os equipamentos.”
Nelto reforça que nunca tratou sobre rodeio com a gestora: “Eu nunca conversei com a senhora sobre festa de rodeio. Não sei de onde saiu uma conversa louca dessa”.
O deputado ainda destacou que enviou recursos recentes para custeio da saúde. “Eu mandei este ano também duzentos mil para a saúde, para gastar na saúde, não mandei?”, pergunta. A secretária confirma: “Foi, já foi dado.”
Leia também:
