Vereador articula derrubada de veto de Iris a projeto que reduz espera na Saúde
18 abril 2017 às 15h44

COMPARTILHAR
Matéria aprovada em março pela Câmara determina que paciente espere no máximo 15 dias para fazer exames, 30 dias para consultas e 60 dias para cirurgias eletivas
O vereador Elias Vaz (PSB) pediu nesta terça-feira (18/4) o apoio dos colegas para derrubar o veto do prefeito Iris Rezende (PMDB) ao projeto aprovado pela Câmara Municipal em março deste ano que estabelece prazos para o atendimento na rede pública de saúde.
A Comissão de Constituição e Justiça deve apreciar o veto do prefeito e só depois será realizada votação em plenário. A proposta, apresentada por Elias, promete garantir maior agilidade no atendimento ao paciente e ainda redução de custos para o município.
O texto aprovado determina que o paciente espere no máximo 15 dias para fazer exames, 30 dias para consultas e 60 dias para cirurgias eletivas. Para pacientes com doenças graves e crianças até 12 anos, os prazos serão reduzidos pela metade.
No caso de portadores de necessidades especiais e gestantes, quando não for necessária a internação imediata, o tempo de espera por consultas será no máximo de três dias úteis. O projeto ainda deixa clara a exceção para pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva e casos de urgência e emergência, que devem receber atendimento imediato.
Na tribuna nesta terça-feira, o vereador Elias Vaz informou que tem recebido vários pedidos de ajuda por moradores da capital que dependem do Sistema Único de Saúde e que esperam atendimento e/ou tratamento há anos.
“O direto à saúde é garantido pela Constituição, mas tem sido sistematicamente violado em Goiânia. Nós discutimos aqui na Câmara projetos que criam prazos para concessão de alvarás de construção e de licença ambiental. A saúde é menos importante? Não precisa de prazos?Não podemos mais permitir essa prática”, ressalta Elias Vaz.