Prefeito de Catalão destaca legado de Haley Margon: “Ele transformou a cidade e investiu sua fortuna em educação”

08 agosto 2025 às 08h00

COMPARTILHAR
Em entrevista exclusiva ao Jornal Opção, o prefeito de Catalão, Velomar Rios (MDB), falou sobre a importância do notável político goiano e empreendedor social Haley Margon, que investiu sua fortuna em educação e o grande responsável pelo desenvolvimento econômico, cultural e populacional da cidade. Para Velomar, Margon foi fundamental para seu ingresso na política.
“Catalão é uma cidade que tem 392 anos desde sua fundação, e completa 166 anos de emancipação política no próximo dia 20 de agosto. São 42 anos de progresso efetivo, e quem deu início a esse processo de desenvolvimento econômico e populacional foi justamente Haley Margon”, afirmou o prefeito.
Velomar relembrou que Haley Margon foi eleito prefeito em 1982 e tomou posse em 15 de março de 1983. “Ele desbravou nossa Catalão, fazendo uma grande revolução, buscando infraestrutura adequada e fortalecendo as instituições de ensino. Foi durante sua gestão que Catalão recebeu os primeiros cursos superiores, além da chegada do SENAI, SENAC, SESI, agência do INSS e da Vara do Trabalho.”
Segundo Velomar, Margon enfrentou desafios estruturais, como poucas ruas asfaltadas e deficiência no abastecimento de água, promovendo mutirões para implantar redes de água e energia nos bairros. “Ele foi um prefeito que deixa saudade, sempre muito lembrado pelas pessoas mais antigas e contemporâneas.”
Velomar Rios também contou sua relação pessoal com Haley Margon: “Mudei para Catalão em 1985, quando ele já era prefeito, e em menos de um ano comecei a trabalhar com ele. Foi ele quem me deu a primeira oportunidade. Terminado o mandato dele, fui chefe de gabinete na prefeitura, depois o acompanhei quando ele foi secretário da Fazenda do Estado e, mais tarde, na Secretaria de Indústria e Comércio.”
Velomar Rios definiu Haley Margon como um “pai político”, com quem mantém grande consideração. “Ele representa muito para Catalão, para nosso povo, especialmente para quem viveu aquela época dos anos 80, quando ele viu uma cidade em transformação.”

Após deixar a prefeitura, Margon foi deputado federal e secretário da Fazenda, além de conselheiro político e um homem equilibrado e sensato. “Sentar com ele é como sentar com uma enciclopédia ambulante, apaixonado pela educação”, ressaltou Velomar.
Velomar Rios revelou ainda o lado social de Haley Margon, que criou o Instituto João Margon Vaz para qualificar crianças, financiado por sua própria fortuna. “Ele jogava toda semana na Mega Sena e dizia aos filhos que, se ganhasse, o dinheiro seria para criar uma ONG para estudar crianças. Como não ganhou, resolveu criar o instituto com seus próprios recursos.”
Velomar Rios destacou que, aos 95 anos, Margon ainda dirige o instituto diariamente, mesmo com dificuldades de locomoção. Além disso, Haley Margon foi crucial para a implantação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) na cidade, especialmente do curso de Medicina. “Ele investiu cerca de R$ 15 milhões do próprio bolso em obras para que a universidade se estruturasse e pudesse receber o curso de Medicina, em 2015 e 2016.”
Velomar Rios reforçou a relevância do legado de Haley Margon para Catalão. “Ele é o grande nome da cidade, principalmente na área da educação. Nunca deixou a educação de lado, sempre foi sua principal bandeira. Além disso, foi responsável pelo crescimento econômico da cidade, implantando uma nova filosofia administrativa que ampliou fisicamente Catalão e abriu espaço para o desenvolvimento econômico.”
Leia também:
Haley Margon: o empreendedor social que usa sua fortuna pra levar Educação aos estudantes de Catalão
Doutor pela Unicamp lança biografia de Haley Margon
Livro diz que Haley Margon construiu cidade universitária e atraiu Mitsubishi para Catalão