Veja os políticos que pertencem a famílias tradicionais em Goiás
08 janeiro 2026 às 18h14

COMPARTILHAR
A política goiana é marcada, há décadas, pela presença de famílias que atravessam gerações no poder. Pais e filhos, tios e sobrinhos, avós e netos ocuparam, e ainda ocupam, cargos eletivos e postos estratégicos, do Executivo às casas legislativas.
O fenômeno, comum em vários estados brasileiros, em Goiás assume contornos estruturais e ajuda a explicar a continuidade de projetos políticos, bem como a força de determinados grupos regionais. No debate público recente, essa dinâmica passou a ser associada ao termo nepobaby, usado para definir herdeiros de sobrenomes influentes que ingressam na vida pública amparados por capital político familiar.
Ao mesmo tempo, análises de bastidores e o histórico eleitoral indicam que o sobrenome, por si só, não garante permanência. Muitos desses políticos, embora classificados como nepobabies no início da trajetória, construíram caminhos próprios, enfrentaram disputas internas, venceram eleições competitivas e se consolidaram por desempenho político, articulação partidária e base eleitoral própria.
A seguir, veja uma lista ampliada de políticos goianos com parentesco direto com outros nomes da política estadual e nacional, reunindo casos atuais e históricos e destacando carreiras que se firmaram para além da herança familiar.
Ronaldo Caiado

Governador de Goiás, integra uma das famílias mais tradicionais do estado. É neto de Antônio Ramos Caiado e sobrinho de Emival Ramos Caiado. Sua força política, porém, foi construída ao longo de décadas de atuação como deputado federal e senador antes de chegar ao governo.
Família Vilela
- Daniel Vilela
Vice-governador de Goiás, é filho de Maguito Vilela. Apesar do peso do sobrenome, Daniel construiu carreira própria como vereador, deputado federal, dirigente partidário e articulador político até chegar ao Executivo estadual.

- Leandro Vilela
Prefeito de Aparecida de Goiânia e deputado federal em mandatos anteriores, é sobrinho de Maguito Vilela. Consolidou-se politicamente com base eleitoral própria no segundo maior município do estado.

Família Peixoto
- Bruno Peixoto
Deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, é filho de Tião Peixoto. Mesmo sendo filho de político, tornou-se um dos principais articuladores do Legislativo goiano, com protagonismo institucional e influência própria.

- Wellington Peixoto
Ex-deputado federal, também é filho de Tião Peixoto e construiu carreira em Brasília, ampliando o alcance político da família em nível nacional.

Gustavo Gayer

Deputado federal, Gayer é filho de Maria Conceição Gayer. Ela foi deputada estadual de 1987 a 1991, 11ª Legislatura, pelo PDC, foi vereadora por Goiânia, de 1983 a 1987.
Lincoln Tejota

Deputado estadual, é filho de Sebastião Tejota, ex-presidente da Alego e atual Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), e de Adalberta Tejota (Betinha), também ex-deputada.
Virmondes Cruvinel

Deputado estadual, pertence a família com histórico político, filho de Virmondes Borges Cruvinel, um político e odontólogo goiano, e sua mãe é Maria Roselene Deusdará Cruvinel, que também foi vereadora e deputada estadual.
Lucas Vergílio

Ex-deputado federal, é filho de Armando Vergílio. Ganhou projeção nacional ao ser duas vezes deputado federal.
Adriana Accorsi

Deputada federal, é filha de Darci Accorsi, que foi professor, fundador do PT em Goiás e prefeito de Goiânia. Sua trajetória política influenciou a formação e os primeiros passos de Adriana Accorsi, que cresceu em meio à militância política e mais tarde construiu sua própria carreira como delegada e parlamentar.
Ana Paula Rezende

Advogada, é filha de Iris Rezende, ex-prefeito de Goiânia e ex-governador de Goiás. Com o peso simbólico do sobrenome, sempre é lembrada em campanhas e tem buscado seu espaço.
Rosângela Rezende

Deputada estadual, tem laços familiares com a política em Mineiros, filha de Agenor Rezende (ex-prefeito), e sobrinha de Aleomar Rezende, o prefeito desta gestão.
Gustavo Sebba

Deputado estadual, é filho de Jardel Sebba e neto de José Sebba, família com capital político na cidade de Catalão.
Issy Quinan

Deputado estadual, foi prefeito de Vianópolis por duas vezes, e eleito deputado estadual pela primeira vez nas eleições de 2022. É filho de Issy Quinan, deputado estadual de 1967 a 1975, pelas 6ª e 7ª Legislaturas.
Alessandro Moreira

Deputado estadual, é filho do ex-deputado estadual Iso Moreira, que foi deputado por seis mandatos consecutivos.
Amilton Filho e Andreia Rezende

Irmãos, são filhos de Amilton Batista de Faria, que foi vereador em Anápolis. Hoje, Amilton Filho ocupa uma cadeira na Alego, enquanto Andreia Rezende é presidente do Legislativo anapolino.
Lucas do Vale

Eleito deputado estadual em 2022 pelo MDB, Lucas do Vale é filho de Paulo do Vale, ex-prefeito de Rio Verde por dois mandatos, de 2017 a 2024.
Leia também:

