Nesta sexta-feira, 21, acontece um fenômeno lunar raríssimo que ocorre apenas a cada 18 anos e seis meses: a “grande paralisação lunar”. Também conhecido como lunísticio, este fenômeno acontece quando a Lua atinge o ponto mais alto no céu, parecendo estacionária para os observadores na Terra.

Esse evento ocorre quando as inclinações da Lua e da Terra alcançam seu máximo, resultando em um nascer da Lua no ponto mais a nordeste do horizonte e um pôr do sol na posição mais a noroeste. Isso faz com que a Lua permaneça visível no céu por um período prolongado.

O melhor momento para observar a grande paralisação lunar será nesta sexta, quando coincidirá com a Lua Cheia. Embora o fenômeno não seja visível diretamente do Brasil, você poderá acompanhar uma transmissão ao vivo do evento a partir de Stonehenge, no Reino Unido.

Stonehenge, o icônico monumento de pedras, tem uma conexão profunda com eventos astronômicos. De acordo com a English Heritage, organização que administra o local, acredita-se que Stonehenge foi influenciado por uma grande paralisação lunar, com alguns de seus eixos se alinhando perfeitamente durante este fenômeno. A transmissão ao vivo começa às 17h30 (horário de Brasília).

Leia também: